NOTÍCIAS
_______________________________________________________________________________

Novo ano letivo, novas atividades
Com a entrada do ano letivo de 2018/19 estão de regresso as propostas educativas do Museu Nacional da Imprensa!

O Museu Nacional da Imprensa continua a apostar na exploração das suas duas coleções – Imprensa e Cartoon -, bem como nas pontes e cruzamentos entre ambas.

Ao longo do ano teremos, também, exposições temporárias e concursos, que permitirão abordar novas leituras e temas.

Ensinos Secundário e Superior
Iremos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser devolvido nos últimos anos com a comunidade dos Ensinos Secundário e Superior, valorizando a experimentação e o contacto com a prática.

Novidades
Para o Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos foram criadas as Visitas-Jogo, que se traduzem em dois momentos: num primeiro momento, a visita guiada à exposição “Memórias Vivas da Imprensa” e, num segundo momento, a descoberta das exposições do PortoCartoon-World Festival. Esta descoberta das exposições de cartoon é feita através dos jogos Caricaturando, O PortoCartoon trocado por miúdos e À descoberta do PortoCartoon.

O PortoCartoon trocado por miúdos

 

 

DIM18_Caricaturas1

Programa especial
Retomámos a realização da peça Areias, um teatro visual, poético e contemplativo sobre as cores que unem a Terra, em parceria com a Imaginar do Gigante.

Para os Professores
Preparámos um conjunto de documentação Pré e Pós-visita, com informações importantes para a realização da visita ao Museu e atividades que enriquecem a experiência da visita.

 

Este será, seguramente, um ano rico em novas experiências!

Centenário de Mandela com PortoCartoon em S. Paulo

O centenário do nascimento de Nelson Mandela está a ser celebrado, em S. Paulo, com desenhos do PortoCartoon World Festival, de 25 de agosto a 14 de outubro.

Esta é uma das três mostras do festival do Porto que estão presentes no 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, naquela cidade, que assim  assinala o 20º aniversário do PortoCartoon.

Os principais trabalhos do Prémio Especial de Caricatura Mandela, apresentado no PortoCartoon de 2014, integram a mostra do Casarão do Turismo de Piracicaba, cidade do norte de S. Paulo, com 400 mil habitantes, que organiza um dos certames de humor mais antigos do mundo. Entre as dezenas de caricaturas figura o 1º prémio atribuído a André Carrilho e os melhores desenhos de artistas da Alemanha, Irão, Brasil, Bulgária, Itália, Argentina, Croácia, Hungria, entre outros países.

Mandela_1ºpremio_portugal_Carrilho

Mandela_2ºpremio_Espanha_Turcios

Outra exposição corresponde ao tema Turismo, do PortoCartoon 2017, e está apresentada no Centro Cultural do Engenho, conjuntamente com as mostras principais do 45º Salão de Piracicaba.

GrandePremio_Belgica_LucVernimmen

A terceira mostra é alusiva às duas décadas do festival do Porto, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), e figura em painéis de grandes dimensões, espalhados pela Rua do Porto (do rio Piracicaba). Esta rua está sobredenominada de Rua do PortoCartoon e mostra 40 cartoons relativos aos grandes prémios e 2ºs prémios dos vinte anos do PortoCartoon, inaugurado em 1998, pelo presidente da República Jorge Sampaio.

Além dos 40 desenhos apresentam-se momentos da proclamação do Porto-Capital do Cartoon feita em 2008 e do roteiro do humor com a presença de artistas brasileiros e de outros países.

portocapitaldocartoon

Novo Protocolo

Esta iniciativa integra-se numa parceria que existe desde 2005, entre o PortoCartoon e o Salão de Piracicaba, baseada num protocolo assinado pelo Prefeito (presidente da Câmara) de Piracicaba e pelo diretor do Museu Nacional da Imprensa. Barjas Negri e Luiz Humberto Marcos assinaram, na inauguração do 45º salão, um novo contrato de parceria, visando o reforço das relações institucionais.

Refira-se que, neste momento, no âmbito da mesma parceria, está patente no Via Catarina (Porto) uma exposição de Piracicaba, inaugurada no dia 22 de junho, com a presença de Paulo Caruso, um dos nomes maiores do humor brasileiro, e de outros artistas.

As relações institucionais existentes desde 2005, entre a autarquia de S. Paulo e o MNI têm permitido a realização de várias exposições e outras atividades no Brasil e em Portugal.

Esta parceria foi abordada numa conferência de Luiz Humberto Marcos na Universidade de Anhanguera, no dia 20, e no programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 23, em S. Paulo, durante o qual o diretor do MNI foi entrevistado por jornalistas e artistas do humor.

Painel PortoCartoon com Wolinski e Siza no Metro da Trindade
O Porto como Capital do Cartoon está assinalada desde o dia 6 de agosto num grande painel montado na Estação de Metro da Trindade.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

Na imagem, criada pelo Museu Nacional da Imprensa, figura um desenho de Georges Wolinski e o troféu do PortoCartoon desenhado pelo arquiteto Siza Vieira.

O painel celebra também os 20 anos do PortoCartoon-World Festival, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes certames de humor do mundo.

Uma das características singulares do PortoCartoon é marcada pela implantação anual, na cidade, de esculturas relativas aos grandes prémios. Uma delas está precisamente na Estação da Trindade, e foi descerrada em 2016 pelo ministro da Cultura.

PortoCartoon mostra no Península: Caricaturas de Siza Vieira
Cerca de 40 caricaturas integram a exposição “Siza Vieira no Cartoon Internacional”, patente no Península Boutique Center, no Porto, a partir de 31/07 .

Os desenhos foram elaborados por artistas de diferentes países, como Alemanha, Irão, Brasil e Portugal, entre outros, resultando a mostra de uma seleção feita pelo Júri internacional a partir de centenas de trabalhos recebidos no Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do XIV PortoCartoon-World Festival .

A exposição apresenta os melhores trabalhos, designadamente o 1º prémio, de Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha, os outros prémios e menções honrosas.

Ivan Prado, Alemanha

Ivan Prado, Alemanha

Esta mostra já esteve em diversos locais, integrada na política de descentralização cultural do MNI e constitui uma oportunidade para homenagear o arquiteto Siza Vieira, distinguido mundialmente com prémios como Pritzker (1992), Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre muitos outros. O homenageado recebeu recentemente, na abertura dos XX PortoCartoon, o título de cidadão honorário do Porto-Capital do cartoon.

 

Recorda-se que Siza Vieira é o autor do troféu do PortoCartoon e também da primeira peça escultórica de humor da cidade, implantada na Avenida dos Aliados, em 2008, durante a proclamação do Porto-Capital do Cartoon, feita por artistas de vários países, em dez línguas distintas.

No âmbito do PortoCartoon, o Prémio da Caricatura é organizado desde 2013, e tem homenageado várias figuras nacionais e internacionais como Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Hemingway, Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Charlie Chaplin, António Guterres e Pablo Picasso. Em 2018, os eleitos foram: Woody Allen e Amália Rodrigues.

Neste momento, há diferentes exposições do PortoCartoon espalhadas pelo Porto, em Aveiro e no Aeroporto de Pedras Rubras. Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

A exposição “Siza Vieira no Cartoon Internacional” ficará patente no Península Boutique Center, até 31 de agosto.

PortoCartoon Turismo na ‘capitania’ de Aveiro
Mais  de 80 trabalhos  sobre Turismo  vão estar em exposição na Galeria da antiga Capitania de Aveiro a partir do dia 21 de julho. A inauguração está marcada para este dia, às 18h30.

A mostra, organizada pelo MNI e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro,  inclui os trabalhos vencedores, as menções honrosas e os finalistas da 19ª edição do PortoCartoon-World Festival. Os artistas representados são de vários cantos do mundo. Os desenhos do Brasil, Irão, Roménia e Portugal são os de  maior participação na exposição.

O maior destaque vai para o cartoon vencedor, intitulado Sustainable Tourism do cartunista Luc Vernimmen. Seguem-se os cartoons de Jitet Kustana (da Indonésia), intitulado Sunbathing in the Beach, que recebeu o segundo prémio, e o de Angel Boligán (México) premiado com o terceiro lugar. Este trabalho, de um dos artistas mais premiados do mundo, aborda o muro que Donald Trump ameaça construir entre os Estados Unidos e o México, através de uma guilhotina que cai sobre uma multidão.

Grande Prémio: Luc Vernimmen, Bélgica

Grande Prémio: Luc Vernimmen, Bélgica

Neste momento há exposições PortoCartoon no Museu Nacional da Imprensa (PortoCartoon 2018), Aeroporto de Pedras Rubras, Funicular dos Guindais (Porto), Casa Branca de Gramido (Gondomar), ISMAI,  Via Catarina, Café Velasquez, Atmosfera e  na Estação Ferroviária de Braga.  Na Rua do PortoCartoon (Rua dos Clérigos, Porto) também podem ser vistos alguns desenhos até setembro.

Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

O PortoCartoon-Turismo ficará patente em Aveiro até ao dia 31 de agosto.

PortoCartoon no Aeroporto: para ver e votar
Está patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro uma extensão da 20.ª edição do PortoCartoon-World Festival, dedicado ao tema “Limpar o Planeta“. A exposição apresenta, na área pública de chegadas, cerca de 40 desenhos, designadamente os Premiados, Menções Honrosas e Finalistas do PortoCartoon 2018.

Os trabalhos expostos no átrio das chegadas foram selecionados pelo Júri Internacional entre as cerca de 2500 obras recebidas, de mais de 550 artistas, oriundas de 80 países distintos. Irão, Turquia, Brasil e Roménia foram os países com maior participação, seguidos de Portugal, na 5.ª posição.

A edição de 2018 deste festival de desenho humorístico apresenta o maior número de trabalhos alguma vez registado, entre premiados, selecionados e mostras paralelas, fazendo do PortoCartoon uma das maiores mostras de humor a nível mundial.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir 39 Menções Honrosas, o número mais alto de sempre. No Tema Principal/Livre o júri internacional atribuiu 20 Menções Honrosas a artistas de países tão distintos como Alemanha (1), Áustria (1), Bélgica (3), Colômbia (1), Espanha (2), Irão (4), Itália (1), México (1), Mongólia (1), Perú (2), Polónia (1), Roménia (1) e Turquia (1).

O artista croata Nikola Listes conquistou o Grande Prémio do 20º PortoCartoon-World Festival, o 2º Prémio foi atribuído a Agim Sulaj, de Itália, e o 3º Prémio (ex-aequo) a Cau Gomez, do Brasil e a Mahboobeh Pakdel, do Irão.

Grande Prémio, Nikola Listes, Croácia

Grande Prémio, Nikola Listes, Croácia

2.º Prémio, Agim Sulaj, Itália

2.º Prémio, Agim Sulaj, Itália

3.º Prémio, Mahboobeh Pakdel, Irão

3.º Prémio Ex-aequo, Mahboobeh Pakdel, Irão

XXPC_3oPremioExAequo_Brasil_CauGomez_TL

3.º Prémio Ex- aequo, Cau Gomez, Brasil

No local da exposição, os visitantes podem também votar no seu cartoon preferido.

A mostra principal do certame de humor está patente no Museu Nacional da Imprensa, onde podem ser apreciados mais de 500 desenhos .

As exposições dos Prémios Especiais de Caricatura subordinadas a Amália Rodrigues  e Woddy Allen podem, também, ser visitadas no MNI.

Neste momento há exposições PortoCartoon no Aeroporto, Funicular dos Guindais (Porto), Casa Branca de Gramido (Gondomar), Atmosfera m, Via Catarina, Café Velasquez e ISMAI.  Na Rua do PortoCartoon (Rua dos Clérigos) também podem ser vistos alguns desenhos até setembro.

A exposição no Aeroporto ficará patente até ao final do ano.

Votação online: Escolha do Prémio do Público do PortoCartoon 2018
XVPC_Votacao_OnLine_Banner.indd Já está lançada no ciberespaço a urna digital destinada à votação on-line para a escolha do Prémio do Público do PortoCartoon 2018, subordinado ao tema “Limpar o Planeta”.

A participação dos cibernautas pode ser feita no Museu Virtual do Cartoon (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/f_portocartoon_2018_vote.htm), uma iniciativa integrada no XX PortoCartoon-World Festival, do Museu Nacional da Imprensa.

Trata-se de uma votação a nível mundial, na qual os cibernautas podem escolher o melhor cartoon, dentre 24 concorrentes, independentemente da votação do júri feita em Abril deste ano.

O autor do desenho mais votado será convidado para uma exposição individual em 2019, em Portugal.

A escolha do público decorre até o final de Dezembro.

XX PortoCartoon: Mensagem do Presidente da República

Na vigésima edição do PortoCartoon, saúdo o Museu Nacional da Imprensa e o Porto pela constância deste sonho concretizado que, em todos, evoca as mais nobres tradições democráticas da Urbe e os valores, tão ameaçados nestes tempos, da liberdade de imprensa e da convivência civilizada – e, por isso, dialogante – entre diferentes ideias, diferentes formações e diferentes visões do mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa

24.06.2018

Escrita no livro de Honra do Museu Nacional da Imprensa

XX PortoCartoon-World Festival: Tema Livre
casa gra
Férias no Museu
A pensar numas férias de Verão diferentes e divertidas, o Museu Nacional da Imprensa preparou várias actividades em que os participantes são desafiados a dar largas à imaginação!

O Museu será o palco de inúmeras acções direccionadas para os mais novos, onde novas experiências estéticas serão mostradas de uma forma cativante e original.

A curiosidade e a experimentação surgem associadas, desencadeando momentos de descoberta e aprendizagem combinadas com a boa disposição característica da época.

Visita guiada

Durante a visita guiada, as crianças aventuram-se nas antigas técnicas de impressão manual

Caricaturando

Caricaturando

O PortoCartoon trocado por miúdos

O PortoCartoon trocado por miúdos

Oficinas Gutenberg

Oficinas Gutenberg

Animonstros

Animonstros

Encadernação Manual

Encadernação Manual

As actividades dirigem-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos e ocorrem no horário habitual do Museu: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, durante os meses de Junho e Julho (no entanto, se necessário, podemos conciliar os horários com as necessidades dos grupos).

As actividades são sujeitas a marcação prévia, que poderá ser feita através de contacto directo com os Serviços Educativos do Museu  (Telf: 225304966 e/ou Email: servicoeducativo@museudaimprensa.pt).

 

Protocolo em Brasília

O Museu Nacional da Imprensa e o Museu da Imprensa Nacional, de Brasília, estão unidos desde 3 de Dezembro, através de um protocolo assinado na capital brasileira.
Trata-se de um acordo de cooperação oficializado pelo director-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Souza Vieira e pelo presidente da Direcção da AMI e director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
O protocolo visa “a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o Brasil e Portugal, quer através da valorização do papel da imprensa e da sua história em geral, quer através do lastro da imprensa da Lusofonia”.
De acordo com a Cláusula nº 2, ambas as entidades “promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa e as Artes Gráficas, de acordo com um plano periodicamente estabelecido e aceite por ambas as partes.Antes desta assinatura já tinha havido uma cooperação que deu lugar à reprodução de um prelo do Séc. XVIII que integra a exposição permanente do MNI e cuja réplica foi apresentada nas comemorações do bicentenário da imprensa brasileira, em Brasília.