Monthly Archives: Junho 2008

Museu Nacional da Imprensa
X PortoCartoon
Direitos Humanos

 
O X PortoCartoon-World Festival está patente ao público na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa.
 
A décima edição é dedicada aos “Direitos Humanos” e na exposição podem ser vistos mais de 400 cartoons vindos de todo o mundo.
  
A divulgação do último relatório da Amnistia Internacional reforça a pertinência deste tema tratado por mais de 500 artistas participantes no PortoCartoon de 2008. Distribuídos por 800 m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, podem ser vistos os quatro trabalhos premiados, as quinze menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos concorrentes ao festival.
 
Os desenhos patentes no décimo PortoCartoon pretendem através do humor, alertar para a contínua violação dos Direitos Humanos, em pleno séc. XXI e no ano em que se assinala o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio, tornando-se o primeiro artista português a conquistar o 1º Prémio do festival que está a comemorar dez anos.
  
O X PortoCartoon integra ainda uma participação especial da Amnistia Internacional (AI) Portugal, uma exposição sobre Daumier, a mostra “O Humor de Ronaldo”, do vencedor do Prémio do Publico do IX PortoCartoon, a Festa da Caricatura e várias extensões por toda a cidade do Porto. 
 
Exposição da Amnistia Internacional (AI) 
 
A AI associou-se ao PortoCartoon apresentando, em paralelo com o evento principal, uma exposição e um filme alusivos ao tema do concurso.
 
Denominada “A DUDH: 30 Artistas Portugueses” a mostra apresenta ilustrações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que este ano comemora 60 anos.
 
O filme, realizado por Stephen Johnson, reúne 41 desenhadores, músicos e produtores que deram vida aos 30 artigos da DUDH.
 
A AI Portugal foi também uma das entidades que integraram o Júri Internacional do Concurso, tendo a sua Presidente, Lucília José Justino, ajudando a escolher os melhores cartoons alusivos aos “Direitos Humanos”. 
 
Exposição “Daumier: um génio imortal” 
 
A exposição celebra o bicentenário do nascimento do francês Honoré Daumier, um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre. Composta por cerca de 30 desenhos, a mostra apresenta algumas peças raras, como as litografias a cores, com destaque para a litografia sobre a guerra civil portuguesa. O desenho, que retrata a disputa da coroa entre D. Miguel e D. Pedro, foi feito em 1833 e é um dos primeiros trabalhos do autor.
  
O PortoCartoon é um espaço de excelência do humor mundial, considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. Todos os anos, é visto por milhares de visitantes no Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa a exposição.
 
O X PortoCartoon tem o patrocínio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos e pode ser visto até 31 de Dezembro, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.
 
O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.
 
“O Humor de Ronaldo” 
 
Integrado do PortoCartoon está também a exposição “O Humor de Ronaldo” que mostra mais de meia centena de cartoons feitos pelo brasileiro que venceu o Prémio do Público do IX PortoCartoon, dedicado à “Globalização”.
   
Ronaldo Cunha Dias nasceu no Rio Grande do Sul. É médico cirurgião e cartunista. Os seus trabalhos evidenciam a dimensão escondida de muitos comportamentos humanos. Desde os balões que levam pelo ar os filhos, arrancados às mães, passando pela SIDA e pelo nuclear, até à representação de uma Eva sôfrega que come maças desalmadamente e fica insaciável, tudo ajuda a compreender a complexidade do ser humano.
   
A exposição pode ser vista até 31 de Julho, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, junto à fonte luminosa.
    
Recordista do Guiness
Na Festa da Caricatura
   
Radu Cletiu, registado no livro do Guiness como o mais rápido artista do mundo a fazer caricatura ao vivo, participou na “Festa da Caricatura” do Museu Nacional da Imprensa.
 
A festa do X PortoCartoon-World Festival realizou-se no fim-de-semana do S. João, em plena Av. dos Aliados, tendo tido o público oportunidade de contactar com artistas de nível mundial.
 
Estiveram presentes os vencedores deste ano: Augusto Cid (Grande Prémio), Muhittin Koroglu, da Turquia (2º prémio), Dálcio Machado (Brasil) e Taeyong Kang (Coreia do Sul), terceiros prémios ex-aequo. Os cartunistas António Santos, Edu Grosso (Brasil), Harold Ortiz (Colômbia) galardoados com menções honrosas também marcaram presença, bem como, o espanhol Omar Perez e os conhecidos cartunistas portugueses: Artur Ferreira, Ferreira dos Santos, Onofre Varela e Eugénio.
 
Ronaldo Cunha Dias, reconhecido cartunista brasileiro e vencedor do Prémio do Público do IX PortoCartoon, Georges Wolinski e a Presidente da Federação de Cartunistas, Marlene Phole, também participaram na festa.
 
Pelo terceiro ano consecutivo, o PortoCartoon levou uma animação especial à cidade do Porto, durante as festas do S. João.
 
Os artistas fizeram caricatura ao vivo e o público pôde levar para casa a sua “caricatura”.
 
A Festa da Caricatura foi promovida pelo Museu Nacional da Imprensa em parceria com a Porto Lazer e a Câmara Municipal do Porto.
 
PortoCartoon em carimbo dos CTT
 
No local da festa e na estação central dos CTT, esteve disponível um carimbo especial alusivo ao PortoCartoon, editado pelos Correios de Portugal.
 
Tratou-se de uma iniciativa com relevo do ponto de vista filatélico e que funcionou somente no dia 21 de Junho, sábado, entre as 9h, e as 19h.

   

 Exposição de Ronaldo no Dolce Vita Porto


PortoCartoon
Exposição centralSesão inaugural

Augusto Cid (1º prémio) recebe o troféu das mãos da Directora Regional da Cultura.
  Muhittin Koroglu (2º prémio) recebe o troféu das mãos do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Dálcio Machado (3º prémio ex-aequo) recebeu o troféu das mãos da Presidente da Amnistia Internacional Portugal.
 Taeyong Kang (3º prémio ex-aequo) recebeu o troféu das mãos da Presidente da FECO

Álvaro Castelo-Branco e Luís Humberto apreciam mostra de Daumier

Exposição da Amnistia Internacional

Pormenor da exposição da Amnistia Internacional

Festa da caricatura

 Festa da caricatura

Festa da caricatura

Festa da caricatura

Festa da caricatura