Monthly Archives: Agosto 2011

Concurso universitário
recebe centena de desenhos
Mais de cem desenhos de meia centena de estudantes participam no I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, organizado conjuntamente pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI, e pela INTERCOM, do Brasil.

A iniciativa foi lançada este ano em Março, com a possibilidade de os concorrentes apresentarem trabalhos em quatro categorias: cartum, caricatura, charge e tira cómica. As modalidades com mais participantes são o Cartum e a Caricatura que recolheram mais de 60% dos 112 trabalhos.

Os vencedores nas respectivas categorias vão ser divulgados no dia 6 de Setembro, no final do Congresso da INTERCOM que decorre a partir do dia 2 de Setembro, no Recife. No local do Congresso, a Universidade Católica de Pernambuco, ficarão patentes os trabalhos mais votados pelo Júri que é composto por três elementos indicados pelo MNI, organizador do PortoCartoon-World Festival, e dois da INTERCOM.

Os vencedores receberão bibliografia de humor, na qual se integra o livro trilingue ‘Daumier, o génio da caricatura’, editado pelo MNI.

PortoCartoon
evoca ‘Padre Voador’ no Rio de Janeiro
Uma exposição virtual com cartoons evocativos do pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão, produzida pelo Museu Nacional da Imprensa, está patente desde 23 de Agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A novidade acompanha o lançamento de uma coleção Brasiliana da Bibiloteca Joanina – perfis de notáveis brasileiros – que abre precisamente com uma obra sobre o ‘padre voador’ que em 1709 fez subir em Lisboa o primeiro aeróstato. No Memorial do Convento de José Saramago, Bartolomeu de Gusmão é uma das personagens marcantes.

Nascido em Santos, S. Paulo, Bartolomeu Lourenço de Gusmão serviu a corte de D. João V e foi perseguido pela Inquisição.

O pioneirismo de Gusmão serviu de mote ao PortoCartoon-World Festival de 2010, subordinado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras”. Na altura participaram cartunistas de mais de 70 países, mostrando o relevo do tema e da evocação.

Os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional, presidido por George Wolisnki, integram esta Exposição Virtual que, após a apresentação do livro, ficará patente nos ecrãs da universidade. Esta Exposição Virtual – musicada e com trinta obras – tem a sua estreia precisamente na Universidade do Rio de Janeiro, uma das mais importantes do Brasil.

Registe-se que uma exposição sobre o mesmo tema está fisicamente patente, até 16 de setembro, no Espaço Chatô, em Brasília, tendo sido inaugurada a 9 de Agosto.

Esta internacionalização do PortoCartoon corresponde à uma política de reforço das actividades do Museu Nacional da Imprensa no estrangeiro.

Organizado anualmente por este museu, o PortoCartoon é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três mais importantes concursos do mundo. As suas mostras já estiveram patentes nos seguintes países, além do Brasil (desde 2005): Argentina, Espanha, França e México, em alguns deles mais do que uma vez. Em Novembro, outra exposição será apresentada na Bolívia.O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, em Portugal, e possui um dos mais importantes patrimónios tipográficos do mundo. É também um dos raros museus do mundo que nunca fechou desde que foi inaugurado em 1997, funcionando 365 dias/ano. A par desta actividade, o museu português tem valorizado o ciberespaço com museus virtuais, caso do museu virtual do cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) e do museu virtual da imprensa (www.imultimedia.pt/museuvirtpress), ambos pioneiros na altura em que foram lançados na Internet.

Evocando o ‘padre voador’
PortoCartoon volta a S. Paulo
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba (S.Paulo) recebe, a partir de 28 de Agosto (até 16 de Outubro), a exposição do PortoCartoon “Aviões e Máquinas Voadoras”.

A mostra pretende homenagear o pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão (o ‘padre voador’, natural de Santos, S. Paulo) que em 1709 fez subir o seu aeróstato, em Lisboa, e tem presente o impacto da aviação na actualidade.

Pelo 7º ano consecutivo, o Museu Nacional da Imprensa apresenta assim em S. Paulo, num dos eventos mais importantes do mundo, no universo do humor gráfico, uma exposição do PortoCartoon. Composta por meia centena de desenhos, a exposição fez parte da edição de 2010 do certame, tendo a mostra original do XII PortoCartoon apresentado mais de 400 trabalhos, dos cinco continentes.

A presença desta mostra no Brasil integra-se no protocolo assinado entre o museu da cidade do Porto e a Prefeitura de Piracicaba em 2005, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor.

Para o MNI esta é mais uma iniciativa da “ponte”criada entre Portugal e Brasil no âmbito do cartoon e permite a divulgação do melhor do humor que se faz por todo o mundo.
Esta presença no Brasil insere-se ainda na linha da internacionalização do PortoCartoon.

O festival, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO), um dos três maiores e melhores do mundo. As suas mostras já estiveram patentes nos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, França e México, em alguns deles mais do que uma vez, prosseguindo a internacionalização do certame.

O Salão de Piracicaba é uma das mais antigas organizações de humor gráfico do mundo e realiza-se ininterruptamente desde 1974.