Monthly Archives: Maio 2012

Oficinas Criativas
Actividades de verão
A pensar numas férias de Verão diferentes e divertidas, o Museu Nacional da Imprensa preparou várias oficinas criativas , onde os participantes são desafiados a dar largas à imaginação!

O Museu será o palco de inúmeras actividades direccionadas para os mais novos, onde novas experiências estéticas serão mostradas de uma forma cativante e original. A curiosidade e a experimentação surgem associadas, desencadeando momentos de descoberta e aprendizagem combinadas com a boa disposição característica da época.

O Museu propõe a visita guiada à exposição permanente “Memórias vivas da Imprensa”, onde os participantes são desafiados a experimentar as antigas técnicas de impressão manual, e a participação numa oficina criativa:
Oficinas Gutenberg, Do Papel à Impressão: Oficina de Reciclagem, Do A ao Z, Marcadores de Livros, Do Papel à Impressão: Oficina de Marmorização, Imagens que saltam à vista!
As actividades dirigem-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 15 anos e ocorrem no horário habitual do Museu: todos os dias das 15h às 20h, e de terça a sexta-feira também das 10h30 às 12h30, durante os meses de Junho e Julho.

O custo de participação é de 4€ por criança.

É sujeita a marcação prévia, que poderá ser feita através de contacto directo com os Serviços Educativos do Museu Nacional da Imprensa (tel: 225304966; email: servicoeducativo@museudaimprensa.pt).

As oficinas de expressão plástica contam com o generoso apoio da M. Sousa Ribeiro, Material de Belas Artes Lda.

Do A ao Z

Destinatários | dos 6 aos 12 anos

Descrição | 1450. Bíblia de Gutenberg.

É esta a base da oficina que desafia os participantes a criar diferentes tipos de letra e a materializá-los em crachás personalizados!

Marcadores de Livros

Destinatários | dos 6 aos 12 anos

Descrição | O primeiro desafio desta oficina é a impressão de imagens em máquinas do séc. XIX! Depois, os participantes continuam a explorar a História da Imprensa através da construção de marcadores de livros!

Museu da Imprensa assinala
Centenário da 1ª exposição de humoristas

O Museu Nacional da Imprensa vai assinalar o centenário do 1º Salão de Humoristas, com uma exposição documental que se inaugura no dia 9 de Maio, às 15 horas.

Aquele Salão abriu, no Grémio Literário, em Lisboa, precisamente a 9 de maio de 1912, com cerca de 400 trabalhos de alguns dos nossos melhores artistas do humor gráfico de sempre. De Rafael Bordalo Pinheiro, Celso Hermínio, Almada Negreiros, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Francisco Valença e Emmérico Nunes, entre outros.

Com esta evocação, o Museu pretende celebrar uma época de ouro e revisitar obras de grandes autores que marcaram o humor em Portugal, há um século.

A exposição, comissariada por Luís Humberto Marcos, diretor do Museu, mostra o impacto da iniciativa na imprensa da época e insere-se na valorização do Cartum – um dos eixos principais da actividade do Museu Nacional da Imprensa, instalado no Porto. A cidade tem, de resto, o epíteto de ‘Capital do Cartoon”, designação obtida em 2008, em resultado das acções relacionadas com o PortoCartoon-World Festival.

Patente na Galeria de Exposições Temporárias, a mostra documental pode ser visitada todos os dias até 15 de Outubro, das 15 às 20 horas.