Monthly Archives: Outubro 2014

Museu da Imprensa evoca a I Grande Guerra
com censura e humor
Está patente até 30 de setembro, no Museu Nacional da Imprensa, uma exposição que evoca o centenário da I Grande Guerra. Integram esta mostra dezenas de jornais e revistas centradas no humor e na censura, além de outros documentos.

Em várias publicações, é possível verem-se os espaços em branco resultantes da ação dos censores. Fazia parte das ordens da comissão de censura não substituir o texto censurado. Por isso mesmo, algumas páginas apresentam várias colunas em branco. Numa das publicações expostas, a primeira página está totalmente em branco.

Além da censura, a mostra contempla desenhos humorísticos da imprensa portuguesa e estrangeira, de entre os quais se destacam os de autoria de Leal da Câmara, bem como cartas censuradas daquele período.

Intitulada “Guerra, Censura e Humor”, esta exposição documental é comissariada pelo diretor do Museu, Luís Humberto Marcos, e resulta de uma pesquisa iniciada em 2013

Manoel de Oliveira, 105 anos
Museu de Imprensa – Madeira
Faz homenagem ao cineasta

O Museu de Imprensa-Madeira (em Câmara de Lobos) homenageia o cineasta Manoel de Oliveira, de 105 anos, apresentando uma exposição sobre a sua vida e obra na imprensa nacional e internacional, que ficará patente até ao fim do mês de Janeiro de 2015. “Manoel de Oliveira: O Cinema na Imprensa e no Humor Mundial” é o título da exposição que apresenta revistas, jornais e dezenas de caricaturas sobre o cineasta mais velho do mundo ainda em atividade. Montada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e comissariada pelo seu diretor, Luís Humberto Marcos, a mostra contem mais de 150 peças com uma diversidade de abordagens jornalísticas sobre o cineasta e sua imensa obra, traduzida em mais de 40 filmes. Além de muitas revistas portuguesas, a exposição apresenta várias publicações francesas, como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’Avant Scène Cinéma, Suplemento Cinéma do Libération e L’Acchiappa Film. Há também revistas espanholas e italianas. Todas as publicações abordam a atividade do cineasta natural do Porto e em várias edições portuguesas podem ser lidos textos de José Régio, Jorge Sena, Adolfo Casais Monteiro e José Gomes Ferreira sobre Manoel de Oliveira. Esta exposição é idêntica à que o MNI abriu em dezembro de 2013 para assinalar os 105 anos de Manoel de Oliveira, com a presença do cineasta. Paralelamente à apresentação da imprensa nacional e internacional, são mostradas dezenas de caricaturas integradas no Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival de 2013, alusivo ao realizador de Cristovão Colombo – O Engima, rodado no Porto Santo. Além do desenho vencedor deste prémio, de autoria de Ivan Prado (Perú), os visitantes poderão apreciar o humor de grandes artistas de vários países, designadamente do Irão, Indonésia, Brasil, Suíça, Alemanha, Turquia, Espanha. O Museu de Imprensa-Madeira, inaugurado em 2013, está instalado numa larga cave da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.