Monthly Archives: Maio 2015

Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Humor do PortoCartoon
no Museu de Imprensa-Madeira

Mais de uma centena de cartoons integram a exposição Liberdade, Igualdade e Fraternidade que inaugurou no dia 29 de maio, no Museu de Imprensa Madeira (Câmara de Lobos).

Esta mostra do PortoCartoon World Festival, comissariada por Luís Humberto Marcos (Diretor do Museu Nacional da Imprensa), realiza-se no âmbito da parceria existente entre o museu madeirense e o MNI. Os trabalhos expostos refletem sobre os tempos difíceis e controversos, com o mundo ainda longe dos ideais da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

De entre as obras, destaca-se “Shipwreck” (‘Naufrágio’), de Miro Stefanovic (Sérvia), vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon 2015, trabalho que deu origem a uma das esculturas do conjunto que faz do Porto a Capital do Cartoon desde 2008. Salienta-se ainda o trabalho “Libertea”, de Wilem Rasing (Holanda) e o de Vladimir Kazanevesky (Ucrânia), sem título. Nesta exposição é ainda possível apreciar trabalhos de diversos cartunistas de países como Irão, Roménia, Sérvia, Turquia, Portugal e Bélgica.

Inaugurado em 2013, o Museu de Imprensa-Madeira tem recebido várias exposições de humor gráfico. Até há poucos dias exibiu uma mostra de homenagem a Wolinski, com dezenas de jornais Charlie Hebdo e desenhos daquele artista morto no atentado de 7 de janeiro ao jornal humorístico parisiense.

A exposição manter-se-á até 31 de julho.

Museu da Imprensa
Debate a Liberdade
Edição filatélica evoca dia mundial

As recentes tentativas de ‘censura prévia’ e o atentado de Paris contra o Charlie Hebdo serviram de moldura ao debate que decorreu no sábado, 2 de maio, às 18H, no Museu Nacional da Imprensa.

Arons de Carvalho (ex-Secretário de Estado da Comunicação Social e Vice-Presidente da ERC), Fátima Campos Ferreira (jornalista da RTP) e Luís Humberto Marcos (Director do MNI) debateram os caminhos da liberdade de imprensa à volta de uma das relíquias da coleção deste Museu, um o prelo de madeira do Séc. XVIII que está no centro da Exposição Permanente ‘Memórias Vivas’.

Ainda no âmbito da evocação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o MNI foi palco do lançamento de um inteiro postal e carimbo alusivos ao tema e tendo como patronos Milton, Voltaire e B. Franklin. A cerimónia contou com a presença do Diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira.

O público presente pode imprimir manualmente, antes e depois do debate, a capa de Areopagítica, num dos prelos-relíquia do Museu.


Fátima Campos Ferreira

Arons de Carvalho

Luís Humberto Marcos