Gravura de José Rodrigues imprime-se no Dia dos Namorados
O Museu Nacional da Imprensa vai “inaugurar” uma máquina minerva de impressão Original Heidelberg*, recentemente restaurada, no Dia dos Namorados , disponibilizando aos visitantes a gravura sobre o amor baseada num desenho de José Rodrigues.

A gravura especial que estará disponível para impressão serviu para ilustrar as capas dos dois livros editados pelo MNI, com os textos vencedores do Concurso Textos de Amor Manuel A. Pina.

De relembrar que a ‘semana do amor’ no MNI começa no dia 12 de fevereiro, prolongando-se até dia 18/02. Durante toda a semana os visitantes podem imprimir poemas de Manuel António Pina, Almeida Garrett e cantigas de amor, nos prelos-relíquia e minervas manuais do Museu. Nesse período decorre também a receção dos textos para a 18.ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina. Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio disponível nas instalações do MNI ou aqui, no site oficial.

O mês dos namorados vive-se intensamente no Museu!

Venha expressar o seu amor connosco!

Imprimindo-o e escrevendo-o.

Regulamento do Concurso

*MINERVA DE IMPRESSÃO ORIGINAL HEIDELBERG

ALEMANHA 1950 (aprox.)

As minervas de impressão Heidelberg, utilizadas desde os anos 20 do Século XX, permitiram a muitas tipografias um enorme salto qualitativo e quantitativo na produção.

Dotadas de enorme robustez e simples manejo apresentam, entre outros, alguns avanços técnicos: réguas especiais de registo (permitindo a impressão de papel até à margem), saída da folha controlada aerodinâmicamente, calhas dos rolos superiores amovíveis, pulverizador incorporado, etc.

Constituem um dos modelos de máquinas de impressão mais famosos em todo o mundo, sendo comum o seu aparecimento em muitas das tipografias portuguesas.

Era também conhecida pelo seu “moinho de vento” – dispositivo de pinças automático de distribuição do papel.

Utilizada nos referidos serviços até abril de 2004, servia para imprimir ofícios internos, envelopes e numeração até formato A3.

Executava também relevo, corte e vinco.

Imprimia 4000 exemplares por hora.