Exposição “Mudanças Gráficas na Imprensa / Propostas de Jorge Gomes”

Cerca de meia centena de jornais, alguns instrumentos, utensílios e técnicas gráficas vão estar em exposição no Museu Nacional da Imprensa, a partir do dia 14 de abril.

A mostra, intitulada “Mudanças Gráficas na Imprensa / Propostas de Jorge Gomes”, pretende apresentar a “revolução” gráfica vivida nos jornais regionais do país.

A exposição é promovida pelo MNI em colaboração com o gráfico Jorge Gomes, que apresenta exemplares de jornais melhorados pela sua ação, de Barcelos ao Redondo, de Vizela a Castelo Branco ou Beja, passando por alguns títulos do litoral do país, da Póvoa de Varzim, de Mira ou Figueira da Foz.

Jorge Gomes nos anos 80

Desde os dezassete anos ligada às Artes Gráficas, a vida profissional de Jorge Gomes tem no desenho e grafismo de imprensa a principal atividade. Passou pelo “Diário de Lisboa”, pela fundação do “Correio da Manhã” e, desde 1992, pela mudança gráfica de inúmeros títulos regionais.

Apaixonado pelo seu trabalho, a alteração da época do chumbo para o offset e consequente revolução informática levaram-no para o interior do país. O objetivo foi claro: adaptar os jornais aos novos tempos, criando de raiz alguns deles e remodelando graficamente outros.

Jorge Gomes nos anos 90

Para além dos jornais, a exposição mostra instrumentos, utensílios e técnicas aplicadas por Jorge Gomes nas ações de atualização com profissionais. Exemplos disso são o fotolito de impressão e a Zip informática, que se afirmaram como recursos decisivos para as mudanças gráficas vividas na imprensa regional.

A mostra abre no dia 14 de abril, às 16h30, e poderá ser visitada até ao dia 30 de maio.