I Grande Guerra retratada com censura e humor em Évora
Exposição Museu da Imprensa em Évora

Cerca de uma centena de registos da I Guerra Mundial (1914-1918), centrados na censura e no humor, vai estar em exposição no Palácio de D. Manuel, em Évora, a partir do dia 12 de abril.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa, intitulada “Guerra, Censura e Humor”, é promovida pela Câmara Municipal de Évora.

A mostra, evocativa do centenário da Grande Guerra, é composta por jornais, revistas, livros, correspondência censurada e desenhos humorísticos da imprensa portuguesa e estrangeira.

Em várias publicações é possível verem-se os espaços em branco, resultante da ação dos censores. A comissão de censura tinha ordens para não substituir o texto censurado, por isso, algumas páginas apresentam mais espaço em branco do que impresso.

No campo do humor, destacam-se os trabalhos de Leal da Câmara e os 40 desenhos do artista holandês Raemaekers (1869-1956) famoso pelos seus cartoons políticos antigermânicos.

Comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, a exposição poderá ser vista até 12 de maio, no Palácio de D. Manuel (Évora).