‘Capitão de Abril’ Pezarat Correia inaugura exposição no MNI

Cerca de uma centena de peças alusivas ao 25 de abril vão estar em exposição no Museu Nacional da Imprensa (MNI), a partir do dia 21 de abril.

A inauguração da exposição contará com a presença do General Pedro Pezarat Correia, Capitão de Abril.

Pezarat Correia é doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, tendo defendido a sua tese “Descolonização: do protonacionalismo ao pós-colonialismo” em julho de 2017, aos 85 anos.

A mostra “25 de abril / 44 Capicua da Alegria” é composta por jornais, revistas (nacionais e estrangeiras), livros, discos, fotografias e cartazes, centrados na euforia da ‘revolução dos cravos’.

Na sua larga maioria, as obras expressam o ambiente de alegria que se viveu nas ruas, após o derrube da ditadura de 48 anos.

Muitas das imagens que estarão patentes na exposição nunca foram expostas, nas várias mostras que o MNI já fez evocativas do 25 de Abril de 1974.

Desta forma, o Museu pretende assinalar os 44 anos de uma revolução que os militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) desencadearam, restituindo a liberdade ao povo português.

A abertura da mostra terá lugar no dia 21 de abril (sábado), às 16h30.

Cartaz de Vieira da Silva