PortoCartoon mostra no Península: Caricaturas de Siza Vieira
Cerca de 40 caricaturas integram a exposição “Siza Vieira no Cartoon Internacional”, patente no Península Boutique Center, no Porto, a partir de 31/07 .

Os desenhos foram elaborados por artistas de diferentes países, como Alemanha, Irão, Brasil e Portugal, entre outros, resultando a mostra de uma seleção feita pelo Júri internacional a partir de centenas de trabalhos recebidos no Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do XIV PortoCartoon-World Festival .

A exposição apresenta os melhores trabalhos, designadamente o 1º prémio, de Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha, os outros prémios e menções honrosas.

Ivan Prado, Alemanha

Esta mostra já esteve em diversos locais, integrada na política de descentralização cultural do MNI e constitui uma oportunidade para homenagear o arquiteto Siza Vieira, distinguido mundialmente com prémios como Pritzker (1992), Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre muitos outros. O homenageado recebeu recentemente, na abertura dos XX PortoCartoon, o título de cidadão honorário do Porto-Capital do cartoon.

Recorda-se que Siza Vieira é o autor do troféu do PortoCartoon e também da primeira peça escultórica de humor da cidade, implantada na Avenida dos Aliados, em 2008, durante a proclamação do Porto-Capital do Cartoon, feita por artistas de vários países, em dez línguas distintas.

No âmbito do PortoCartoon, o Prémio da Caricatura é organizado desde 2013, e tem homenageado várias figuras nacionais e internacionais como Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Hemingway, Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Charlie Chaplin, António Guterres e Pablo Picasso. Em 2018, os eleitos foram: Woody Allen e Amália Rodrigues.

Neste momento, há diferentes exposições do PortoCartoon espalhadas pelo Porto, em Aveiro e no Aeroporto de Pedras Rubras. Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

A exposição “Siza Vieira no Cartoon Internacional” ficará patente no Península Boutique Center, até 31 de agosto.