Artista de Itália
vence Prémio do Público
XXPC_PremioPublico_Italia_AgimSulaj._Plastica.pg

Agim Sulaj  (Itália) é o grande vencedor do Prémio Público do PortoCartoon 2018, com uma obra que mereceu o Segundo Prémio do júri internacional do festival organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

O Prémio Público do PortoCartoon resulta de uma votação a nível mundial, feita através do Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) e em urnas de voto colocadas no Museu Nacional da Imprensa e no Aeroporto do Porto, de junho a dezembro. Qualquer pessoa, de distintas partes do mundo, teve oportunidade de votar no seu cartoon favorito, dentre os 24 selecionados pelo Júri internacional do 20th PortoCartoon-World Festival, em março de 2018.

Agim é um artista bastante premiado e concorre, há vários anos, aos prémios do PortoCartoon.

A votação, independente da decisão do Júri, que elegeu o croata Nikola Listes como grande vencedor do PortoCartoon 2018, deu a vitória a Agim Sulaj, com a obra “Plástica”.

Nesta categoria já foram também contemplados, para além de Agim Sulaj, desde 2006, Diego Herrera – Yayo (Canadá), Fernando Camarneiro Costa (Portugal), António Santos – Santiagu (Portugal), Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia), Guo Zhong (China), Ludo Goderis (Bélgica) e Emrah Arikan (Turquia) e Ronaldo  (Brasil).

Os cartoons que estiveram em disputa são provenientes de países tão diferentes como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Colômbia, Croácia, Espanha, Irão, Itália, México, Mongólia, Perú, Roménia e Turquia.

Agim Sulaj será convidado a participar no PortoCartoon 2019 com uma exposição de autor.

Até 11 de fevereiro decorre a receção de trabalhos para o 21.º PortoCartoon, subordinado ao tema “Línguas e o Mundo”. Fernão de Magalhães e Bob Dylan são as figuras apontadas para a categoria dos Prémios Especiais de Caricatura.