Museu da Imprensa
criou mapa interativo
com RUAS DE ABRIL
25DeAbril_RuasDeAbril_Grafismo_net

O Museu Nacional da Imprensa apresentou, hoje, dia 26.04, o projeto Ruas de Abril, um sistema que permite percorrer-se todo o país, através de topónimos relacionados com a ‘revolução dos cravos’.

Trata-se de um produto multimédia, desenvolvido em parceria com o Instituto Multimédia, com um mapeamento interativo da toponímia portuguesa, baseada nas alterações resultantes do 25 de abril de 1974.

O ponto de partida foi um conjunto de jornais da época que fazem parte do centro de documentação do museu e que têm servido para múltiplas exposições sobre o “movimento dos capitães”.

Durante a sua apresentação, o autor – Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu – esteve acompanhado pelos “capitães de abril” Boaventura Ferreira e Castro Carneiro, que fizeram apontamentos curiosos sobre as ruas de abril. Tal como foi referido, cerca de 93% dos concelhos do país apresentam topónimos relacionados com o “25 de abril”.

O projeto celebra os 45 anos do ’25 de abril’ e tem o apoio da Associação 25 de Abril.

O acesso à “plataforma” interativa pode ser feito através da página web do museu: www.museudaimprensa.pt