PortoCartoon mostra humor de S. Paulo
no Via Catarina
Salao_Piracicaba_Trab_Cau_Gomez

O PortoCartoon 2019 estende-se ao Via Catarina, com uma exposição do Salão de Humor de Piracicaba (S. Paulo), um dos mais antigos do mundo.

Abertura a 21 de maio, às 17horas, com cartunista brasileiro Luiz Carlos Fernandes.

Dezenas de desenhos mostram o melhor humor da 45ª edição do Salão Internacional da Piracicaba, em S. Paulo, no âmbito de uma parceria com o PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Trata-se de um conjunto de cartuns, charges, tiras e caricaturas selecionadas da exposição competitiva daquele certame em 2018.

Esta edição tocou diferentes temas, como as autoridades políticas, o drama dos refugiados, a justiça, a tecnologia, as redes sociais e o ASSÉDIO.

A exposição preparada para o centro comercial Via Catarina destaca este tema de repercussão mundial. As vertentes sexual, moral e virtual do ASSÉDIO são tratadas por vários artistas, constituindo uma boa pista para reflexões sobre o tema.

O ‘Via Catarina’ tem sido o local escolhido para as exposições vindas do Brasil, na base de um protocolo assinado entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Piracicaba. Anualmente, desde 2005, o PortoCartoon-World Festival também tem estado presente no Salão de Piracicaba, reforçando as relações fraternas de humor entre os dois salões e países. Tal como tem acontecido em edições anteriores, também esta exposição contará com a presença de um artista brasileiro, neste caso Luiz Carlos Fernandes, participante habitual do Salão brasileiro e vencedor do Prémio Especial de Caricatura Bob Dylan (do PortoCartoon 2019), cuja mostra está patente em Matosinhos, de 18 de maio a 9 de junho.

O artista brasileiro está também representado nesta mostra com um Grande Prémio.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em plena ditadura militar brasileira, por iniciativa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – atuantes no cenário político e cultural da cidade. Funciona sob a responsabilidade da Câmara Municipal (Prefeitura) daquela cidade do norte de S. Paulo, constituindo um espaço de revelação de novos talentos. Ao mesmo tempo, ele mostra os profissionais consagrados, como Jaguar, Ziraldo e os irmãos Caruso que já estiveram no Porto.