Museu da Imprensa
abre núcleo em Lousada
nucleo_imprensa_lousada

MensagemMinistraCultura

O Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Lousada abrem, hoje, às 18 horas, um Núcleo da Imprensa que ficará a funcionar na cave da Biblioteca lousadense.

O projeto foi preparado numa perspetiva regional, de forma a envolver os concelhos da sub-região do Tâmega: Vizela, Felgueiras, Amarante, Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira e Santo Tirso.

O Núcleo tem como peça central um prelo de meados do Séc. XIX que se encontrava “esquecido” e em ruína, num armazém da Câmara Municipal de Lousada. A partir do seu restauro e com uma dúzia de máquinas tipográficas do MNI, foi criada uma narrativa museológica que mostra os principais momentos da “arte de Gutenberg”.

Além da apresentação de vários jornais da região, o Núcleo contem um espaço dedicado ao estudo da imprensa, com ligações a bases de dados do MNI.

Depois da instalação do Núcleo de Celorico da Bastos, em 2001, este é o segundo projeto do Norte ligado ao MNI, no quadro de um plano de descentralização que envolverá outras regiões do país. Registe-se que o Museu de Imprensa-Madeira, instalado em Câmara de Lobos, foi também um projeto criado pelo Museu Nacional da Imprensa, no quadro de uma parceria com o município local.

Associado à abertura do Núcleo será inaugurada, na altura, uma exposição sobre “Gutenberg no cartoon internacional”, numa sala da Biblioteca Municipal.