Exposição de Bruno Neves na Estação de S. Bento
CRIANÇAS DA MINHA SÉ
BrunoNeves_CriancasDaMinhaSe_Cartaz

O repórter Bruno Neves vai expor fotografias de crianças no átrio da Estação de S.Bento, a partir do dia 1 de junho, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa (MNI).
Natural das Fontainhas, Bruno Neves, 85 anos, trabalhou como repórter fotográfico em vários jornais do Porto e de Lisboa.

 

Exposição de autor, a mostra apresenta uma série de dezenas de fotografias marcadas pela vivência de há 50 anos – de antes e depois do 25 de Abril – em diferentes ruas e ruelas da freguesia da Sé.
A objetiva de Bruno Neves captou, com todo o realismo, o dia-a-dia das crianças, nas correrias, na solidão, nas brincadeiras e no desamparo. Trata-se de um registo impactante que remete para Manoel de Oliveira (em Faina Fluvial e Anikibóbo) e para a canção de José Afonso “Menino do bairro negro”.Num texto sobre a exposição, a especialista Maria do Carmo Serén evoca Doisneau e Cartier-Bresson e sublinha que “numa imagem rara, o fotógrafo Bruno Neves dá-nos um panorama da Sé, ainda com uma parede da cerca sueva desabada, um estacionamento selvagem entre detritos e desleixo”, além de “atamancados refúgios sobrealugados”.

A mostra ficará centralizada no átrio da Estação de S. Bento, a partir do dia 1 de junho, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, até ao final do mês. Dada a sua extensão, uma parte da exposição ficará patente no Instituto Multimédia-Escola Profissional, na Rua das Taipas, em pleno Porto-Património Mundial.
Esta exposição, intitulada “Crianças da minha Sé”, integra-se nas comemorações dos “50 anos do 25 de Abril”, iniciadas em março deste ano no MNI, e que se prolongam até 2024.