PortoCartoon Turismo na ‘capitania’ de Aveiro

Mais  de 80 trabalhos  sobre Turismo  vão estar em exposição na Galeria da antiga Capitania de Aveiro a partir do dia 21 de julho. A inauguração está marcada para este dia, às 18h30.

A mostra, organizada pelo MNI e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro,  inclui os trabalhos vencedores, as menções honrosas e os finalistas da 19ª edição do PortoCartoon-World Festival. Os artistas representados são de vários cantos do mundo. Os desenhos do Brasil, Irão, Roménia e Portugal são os de  maior participação na exposição.

O maior destaque vai para o cartoon vencedor, intitulado Sustainable Tourism do cartunista Luc Vernimmen. Seguem-se os cartoons de Jitet Kustana (da Indonésia), intitulado Sunbathing in the Beach, que recebeu o segundo prémio, e o de Angel Boligán (México) premiado com o terceiro lugar. Este trabalho, de um dos artistas mais premiados do mundo, aborda o muro que Donald Trump ameaça construir entre os Estados Unidos e o México, através de uma guilhotina que cai sobre uma multidão.

Neste momento há exposições PortoCartoon no Museu Nacional da Imprensa (PortoCartoon 2018), Aeroporto de Pedras Rubras, Funicular dos Guindais (Porto), Casa Branca de Gramido (Gondomar), ISMAI,  Via Catarina, Café Velasquez, Atmosfera e  na Estação Ferroviária de Braga.  Na Rua do PortoCartoon (Rua dos Clérigos, Porto) também podem ser vistos alguns desenhos até setembro.

Grande Prémio: Luc Vernimmen, Bélgica

Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

O PortoCartoon-Turismo ficará patente em Aveiro até ao dia 31 de agosto.

O PortoCartoon-World Festival tem o patrocínio de Banco Santander, DRCN, AEVP, Sandeman, IVDP, DFJ, Câmara Municipal de Gondomar, Infraestruturas de Portugal, Metro do Porto, Porto Lazer, Douro Acima, Divimagem, Naveprinter, Norprint, ISMAI, Papelaria Sousa Ribeiro, Instituto Multimédia, Centro Comercial Via Catarina, e os Media Partners JN, DN e Antena 1.