PortoCartoon sobre Fernão Magalhães
na Presidência do Conselho de Ministros
XXIPC_PEC_FernaoDeMagalhaes_Cartaz_Texto_logo

Trinta caricaturas de Fernão de Magalhães vão estar em exposição na Presidência do Conselho de Ministros, a partir de 23 de dezembro. Fazem parte da edição de 2019 do PortoCartoon-World Festival.

XXIPC_PEC_FMagalhaes_2oPremio_Irao_RGhorbanian

XXIPC_PEC_FMagalhaes_3oPremio_Portugal_AMesquita

A figura mundial da história dos Descobrimentos, que há 500 anos iniciou a primeira viagem de circum-navegação, foi homenageada por dezenas de artistas de humor de vários países. Patentes nesta mostra estão obras de artistas de todos os continentes, designadamente do Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Egipto, Espanha, Indonésia, Emiratos Árabes Unidos, Irão, Itália, Perú, Polónia, Portugal, Quénia e Rússia.

No âmbito do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, setor criado pelo Museu Nacional da Imprensa em 2013, a figura de Magalhães teve larga repercussão no meio artístico.

XXIPC_PEC_FMagalhaes_3oPremio_Portugal_VNeves

Este prémio especial homenageou, nas edições anteriores, figuras como Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen, Mandela, Bob Dylan, Guterres, Saramago, Manoel Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Amália, entre outras.

A mostra original é composta por quase uma centena de trabalhos e a sua itinerância começou em Gaia, onde esteve patente,  de junho a setembro, no Espaço Corpus Christi, em articulação com aquela autarquia.

Recorda-se que, além de Sabrosa, Ponte da Barca e Gaia têm reivindicado para si o estatuto de ‘terra magalhânica”.

A exposição, com a curadoria do Diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos,  é promovida em parceria com a Estrutura da Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação.

Até 31 de janeiro de 2020.