PortoCartoon no Aeroporto (do Porto)
Caricaturas de Amália
assinalam centenário
AmaliaRodrigues_Aeroporto2020_CartazA4

Mais de três dezenas de caricaturas sobre Amália Rodrigues vão estar patentes Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a partir do dia 25 de janeiro, assinalando o centenário da diva do fado.

Trata-se da primeira exposição do PortoCartoon montada este ano no aeroporto, e constitui uma forma de homenagear a fadista que muito contribuiu para a escolha do fado como Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011). Neste ano de 2020, celebra-se o centenário de nascimento de Amália Rodrigues e o Museu Nacional da Imprensa, através do PortoCartoon e em colaboração com a ANA-Aeroportos de Portugal, decidiu destacar a efeméride com o humor mundial.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, iniciativa que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Fernão de Magalhães, entre outras.

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países, como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia. Por decisão do Júri internacional, o primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e releva, em boa parte das obras, o aparelho vocal e outras características da fadista.

Até final de março.