PortoCartoon 2020
é capa da FECONEWS
feconews_xxportocartoon

O último número da revista FECONEWS (de setembro) enche a sua capa com o desenho de Plantu, vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon 2020.

Trata-se do desenho de um dos mais importantes cartunistas da atualidade, sobre o tema principal da 22ª edição do PortoCartoon-World Festival dedicado à Pobreza, Fome e Desigualdades, grandes preocupações da ONU.

A importância destes temas, fixados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tornou-se mais sonante com o impacto da pandemia da Covid-19 no mundo.

A FECONEWS é uma publicação periódica da FECO (Federação mundial das Organizações de Cartunistas), com sede na Holanda, reconhecida como ‘a voz’ do desenho de humor internacional.

Há vários anos, o Museu Nacional da Imprensa, entidade promotora do PortoCartoon, assinou um protocolo com a FECO.

Por causa da pandemia, foi lançada em junho a exposição virtual do PortoCartoon 2020, visitável em http://www.cartoonvirtualmuseum.org/i_galxxiiportocartoon_f.htm

Além do tema principal desta 22ª edição, os cibernautas podem apreciar o ‘tema livre’ e os prémios especiais de  caricatura de Albert Einstein (Prémio Nobel 1921) e Chico Buarque (Prémio Camões 2019).

Esta exposição virtual mostra apenas uma pequena parte das centenas de trabalhos selecionados pelo juri internacional que teve Georges Wolinski como presidente honorário.