Alameda mostra rios de humor
sobre a crise da água potável
IPortoCartoon_AguaVivaTerraViva_Alameda_dez2020

Abre no dia 1 de dezembro, no Alameda Shop & Spot , a exposição virtual “Água viva/Terra viva”.

Trata-se de um conjunto de 40 cartoons, que constituem apenas uma pequena apresentação das centenas de desenhos que o PortoCartoon tem acumulado sobre o tema.

O desafio humorístico de “Água viva/Terra viva” atraiu centenas de cartunistas de todo o mundo e chama a atenção para uma grave preocupação mundial: a escassez de água potável. Há milhões de pessoas sem ela. Trata-se de um drama humanitário, agravado pelo risco da mercantilização monopolista da água, em diversas partes do mundo.

Grandes nomes do humor mundial estão presentes. O “mar de água engarrafada” foi Grande Prémio, há anos, e constitui uma marca do autor canadiano Diego Herrera (Yayo).

Enquanto não reabre a galeria Art Spot, por razões relacionadas com a pandemia, têm sido exibidas, desde abril, várias exposições virtuais de humor do Museu Nacional da Imprensa/PortoCartoon. As  diferentes mostras continuam disponíveis virtualmente na página web do Alameda Shopping, evidenciando uma iniciativa singular no panorama cultural.

Agua Viva/ Terra Viva é a nona mostra do PortoCartoon/Alameda Shop & Spot acessível no ciberespaço. Em sintonia com a época natalícia anormal deste ano,  um dos desenhos mostra o pai natal com um presente especial: garrafas de água!