Artista Servio vence
PortoCartoon 2013


Grande Prémio – Miro Stefanovic, Sérvia
“Ship”

2º Prémio – Angel Boligan, México
“Atrapados”

3º Prémio – Willem Rasing, Holanda
“Libertea”

Menção Honrosa – Lucv Descheemaeker – Bélgica
“Dilemma”

Menção Honrosa – Luc Vernimmen – Bélgica
s/título

Menção Honrosa – Mahmoudi Houmayoun, Inglaterra
“Liberty”

Menção Honrosa – Alex Bartfeld – Israel
“Libre”

Menção Honrosa – Pawel Stanczyk – Polónia
“Liberty Equality Fraternity”

Menção Honrosa – Julian Penapai, Roménia
“Opening Ceremony”

Menção Honrosa – Mihai Ignat, Roménia
s/titulo

Menção Honrosa – Vladimir Kazanevsk, Ucrânia
s/ título

Miro Stefanovic, da Sérvia, foi o vencedor do Grande Prémio do XV PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. O trabalho vencedor tem por título “Shipwreck” (‘Naufrágio’).

O segundo Prémio, intitulado “Atrapados”, foi atribuído a Boligán (artista cubano radicado no México) e o terceiro – “Libertea” – a Wilem Rasing, da Holanda.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda oito Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica (duas), Inglaterra, Israel, Polónia, Roménia (duas) e Ucrânia.

A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira (que este ano fará 105 anos) e ao prémio nobel José Saramago. Os vencedores foram respetivamente Mauricio Parra, da Colômbia, e a Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha.

A oportunidade do tema central do PortoCartoon 2013 e a elevada qualidade de grande parte dos participantes foi sublinhada pelos membros do Júri, na conferência de imprensa dada no dia 8 de abril.

Em apreciação estiveram cerca 1700 obras, de mais de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. O Irão é o país com mais participação: 121 trabalhos, de 41 cartunistas. Seguem-se a Roménia, a Sérvia, a Turquia, Portugal e Bélgica.
Com esta 15ª edição, o Portocartoon reforça o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto com o ‘capital do cartoon’, atribuida em 2008.

O Júri internacional do XV PortoCartoon, presidido por Peter Nieuwendijk, Presidente-geral da Feco (Holanda) e integrou Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha), Francisco Laranjo, diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, diretor do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

Os vencedores do XV PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, a 23 de junho, aquando das Festas do S. João.

Várias centenas de milhares de visitantes já viram as catorze edições do PortoCartoon realizadas nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, e nas diferentes cidades por onde passaram as exposições: Argentina, Bolívia, Brasil, França, Espanha e México.


Júri, na conferência de imprensa
de apresentação dos premiados
Júri, na conf. / imp. de apresentação de prémios

Júri, na conf./ imp. de apresentação de prémios

Manuel de Oliveira: 1º Prémio – Ivan Prado, Alemanha

Manuel de Oliveira: 2º Prémio – António Santos, Portugal

Manuel de Oliveira: 3º Prémio – Catarina Morais, Portugal

Saramago: 1º Prémio – Mauricio Parra,
Colombia

Saramago: 2º Prémio – Abraham Averbuch,
Israel

Saramago: 3º Prémio – Victor Emmanuel Becerra, México