Poema ‘Plátano’vence concurso ‘textos de amor’

 

Pedro Guilherme-Moreira foi o vencedor do Concurso de Textos de Amor 2012 do Museu Nacional da Imprensa, com um poema intitulado “Plátano”. O premiado beneficia de uma viagem a Roma, com estadia de três noites (patrocínio da Ryanair e do Hotel Valle Rome).

A escolha do júri resultou da análise de mais de 500 textos enviados para a 12ª edição do concurso que aquele museu promove desde 2001, no intuito de estimular a escrita lírica portuguesa.

O segundo lugar foi atribuído ao poema “Memória até Adamastor”, de Alberto Pereira, que desfrutará de um cruzeiro no Douro (patrocínio da DouroAzul), e o terceiro a João Albuquerque com o poema “Soneto”.

O Júri – constituido por Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Ana Sousa Dias, jornalista, e Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa – decidiu ainda atribuir sete Menções Honrosas aos seguintes textos: “O nosso pequeno nada…” (de Alexandra Abreu Lopes), “Podia desbloquear a máquina, por favor?, Obrigada.” (de Ana Rita da Silva Freitas Rocha), “A tia Gena” (de Deolinda Maria Galvão Rodrigues), “Despimo-nos do corpóreo e incorpóreo” (de Isabel Sofia Medeiros), “Rascunho de cena de sexo de um romancista incompetente ou prosa irregular ou poema limiar” (Pedro Guilherme-Moreira), “Episódios de uma rádio Local” (de Pedro Ventura), e ”Sinto o esmagar de tudo” (de Susana Costa).

Entretanto vai decorrer de 11 a 17 de Fevereiro, a 13ª edição do Concurso de Textos de Amor, que incorpora o nome de Manuel António Pina, em homenagem ao jornalista e escritor falecido em Outubro de 2012 e que integrou o júri do concurso durante as primeiras nove edições.