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Escritor Tiago Salazar vence
20º Concurso “Textos de Amor
Manuel António Pina”

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PortoCartoon no Alameda
com caricaturas de Picasso

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PortoCartoon em Aveiro
Fernão de Magalhães na caricatura internacional

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Museu da Imprensa
abre núcleo em Lousada

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PortoCartoon apresenta
Buarque em Matosinhos

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CLEAN & SAFE

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PortoCartoon 2020
é capa da FECONEWS

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PortoCartoon em Celorico de Basto
com Direitos Humanos e Mandela

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PortoCartoon no Alameda
MANDELA EM CARICATURA:
IMAGEM DE PAZ E TOLERÂNCIA

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PortoCartoon no Aeroporto do Porto
Temas da ONU
para ver e votar

Museu da Imprensa faz parceria no México

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Portugal na FIL de Guadalajara

Centenário de Mandela com PortoCartoon em S. Paulo

Protocolo em Brasília

Salão de Humor Luso-Brasileiro

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A Verdade
            Lousada já tem Núcleo de Imprensa

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Notícias de Aveiro
            “Fernão Magalhães na Caricatura Internacional”
            passa por Aveiro

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            PortoCartoon apresenta
            Chico Buarque em Matosinhos

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Visão – Se7e
            PortoCartoon: As desigualdades do mundo
            vistas a partir do desenho

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Revista JJ. Clube de Jornalistas
            PortoCartoon, 20 anos
            Farol da democracia, bastião da liberdade

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Litoral Magazine
            Caricaturas de Wolinsky em Aveiro

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Diário de Aveiro
            Cartoonista do Charlie Hebdo
            com trabalhos expostos em Aveiro

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O Nosso Jornal
            Imprensa Nacional
            abre exposição internacional de cartuns

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RTP Internacional
            Palavra aos Diretores – Entrevista (Vídeo)

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Funchal Notícias
            Wolinski: recordar quem morreu pelo cartoon

Escritor Tiago Salazar vence
20º Concurso “Textos de Amor
Manuel António Pina”
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– Texto em mirandês também premiado

O escritor e jornalista Tiago Salazar foi o vencedor da 20ª edição do Concurso Textos de Amor Manuel António Pina, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI). O texto vencedor do 1º prémio – Mal me Quero – é uma peça em um ato e aborda de forma intensa os conflitos psicológicos do amor.

O Júri premiou ainda treze autores, dois dos quais com 8 anos.

Esta edição foi uma das mais concorridas de sempre, com 478 textos de 245 autores.

Para o segundo prémio o Júri escolheu  “A Anfitriã”, de Daniela Costa, e para terceiro o texto de Maria Teresa de Jesus Vaz Rodrigues “Ternura Tresmalhada”, que tem a particularidade de apresentar um poema em mirandês

Foram atribuídas, ainda, 9 Menções Honrosas: a Sérgio Firmino Soares Mendes, com o texto “Amor especular”, a António Monteiro de Aguiar Oliveira, com a “C H U V A”, a António Moutinho, com o texto “Do meu telhado vê-se África”, a Maria Manuela L.C. Morais, com o texto “Interrail”, a António Miguel Marques Ferreira, com a “FUGA”, a Alberto Pereira, com o texto “MULHER AMPLIADA DE COLMEIAS”, a Linda Rodrigues, com  “O Pires da dona Amelinha”, a Vítor Oliveira, com o texto “CINDERELA” e a Guilherme Correia, com “Fios Vermelhos”.

Este ano, pela primeira vez, foi atribuído o “Prémio Infanto-Juvenil” a dois alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo, de Odivelas, Diana Silva e João Silva, com os textos “A viagem de avião” e “O Casamento”, respetivamente.

O Júri, constituído por José Luis Pires Laranjeira (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Luísa Paolinelli (Universidade da Madeira) e Luiz Humberto Marcos (diretor do MNI), salientou a qualidade geral dos trabalhos concorrentes e sublinhou a difícil tarefa de selecionar os catorze premiados, provenientes de vários pontos do País.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimónia de entrega de prémios decorrerá em 2021, em data a anunciar oportunamente.

PortoCartoon no Alameda
com caricaturas de Picasso
PortoCartoon_PEC_PICASSO_Alameda2020_CartazA3 (002)

Abre no dia 1 de novembro, no Alameda Shopping, a exposição virtual “Pablo Picasso na Caricatura Internacional”.

Trata-se de um conjunto de 40 caricaturas do Prémio Especial de Caricatura integrado no 19º PortoCartoon-World Festival e dedicado a esse artista  mundial que também foi “caricaturista”.

Nesta mostra, Picasso é o alvo de dezenas de artistas de quase 30 países. Provocou belas interpretações e elevou bem alto a arte da caricatura.

A exposição integra quarenta trabalhos de artistas de vários países como Bulgária, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Escócia, Egipto, Índia, Montenegro, Polónia, Roménia, Servia, Suécia e Ucrânia.

XIXPC_Picasso_1Premio_DálcioMachado_Brasil1º Prémio – Dálcio Machado, Brasil

Podem ser apreciados os melhores trabalhos, designadamente o prémio atribuído a Dálcio, do Brasil, e as Menções Honrosas atribuídas aos portugueses António Santos/Santiagu e Fernando Saraiva.

Enquanto não reabre, por razões relacionadas com a pandemia, a galeria Art Spot foram exibidas, a partir de junho de 2019, várias exposições de humor do Museu Nacional da Imprensa/PortoCartoon, as mostras continuam a ser virtuais.

A mostra poderá ser visualizada em: www.alamedashopping.pt/art-spot

As exposições passaram para o espaço virtual em abril deste ano, sendo esta a oitava mostra do PortoCartoon/Alameda Shopping acessível no ciberespaço.

XIXPC_Picasso_MencaoHonrosa_Santiagu_PortugalMenção Honrosa – Santiagu, Portugal

XIXPC_Picasso_MencaoHonrosa_FernandoSaraiva_Portugal
Menção Honrosa – Fernando Saraiva, Portugal

PortoCartoon em Aveiro
Fernão de Magalhães na caricatura internacional
XXIPC_PEC_FernaoDeMagalhaes_Cartaz80x100cm_Aveiro2020

 

Abre no dia 24 de outubro, na Galeria da Antiga Capitania, em Aveiro, a exposição “Fernão Magalhães na Caricatura Internacional”.

Trata-se de um conjunto de 70 caricaturas do Prémio Especial de Caricatura integrado no 21º PortoCartoon-World Festival e dedicado à figura mundial da história dos Descobrimentos, que há cinco séculos iniciou a primeira viagem de circum-navegação.

Regista-se que foi precisamente em outubro de 1520 que o navegador português atravessou o oceano Atlântico para o Pacífico, através do estreito que passaria a ficar com o seu nome.

A mostra integra setenta trabalhos de artistas de vários países como Bósnia, Brasil, China, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, Indonésia, Irão, Quénia, Servia, Turquia e, designadamente, o desenho do vencedor do 1º prémio, o artista português Pedro Ribeiro da Silva.

A exposição, comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, estará patente até 13 de novembro.

Museu da Imprensa
abre núcleo em Lousada
nucleo_imprensa_lousada

MensagemMinistraCultura

O Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Lousada abrem, hoje, às 18 horas, um Núcleo da Imprensa que ficará a funcionar na cave da Biblioteca lousadense.

O projeto foi preparado numa perspetiva regional, de forma a envolver os concelhos da sub-região do Tâmega: Vizela, Felgueiras, Amarante, Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira e Santo Tirso.

O Núcleo tem como peça central um prelo de meados do Séc. XIX que se encontrava “esquecido” e em ruína, num armazém da Câmara Municipal de Lousada. A partir do seu restauro e com uma dúzia de máquinas tipográficas do MNI, foi criada uma narrativa museológica que mostra os principais momentos da “arte de Gutenberg”.

Além da apresentação de vários jornais da região, o Núcleo contem um espaço dedicado ao estudo da imprensa, com ligações a bases de dados do MNI.

Depois da instalação do Núcleo de Celorico da Bastos, em 2001, este é o segundo projeto do Norte ligado ao MNI, no quadro de um plano de descentralização que envolverá outras regiões do país. Registe-se que o Museu de Imprensa-Madeira, instalado em Câmara de Lobos, foi também um projeto criado pelo Museu Nacional da Imprensa, no quadro de uma parceria com o município local.

Associado à abertura do Núcleo será inaugurada, na altura, uma exposição sobre “Gutenberg no cartoon internacional”, numa sala da Biblioteca Municipal.

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PortoCartoon apresenta
Buarque em Matosinhos
Uma centena de caricaturas sobre Chico Buarque estará em exposição no Teatro Constantino Nery, Matosinhos, a partir do dia 3 de outubro.

A exposição, relativa ao Prémio Especial de Caricatura Chico Buarque, está integrada no 22º PortoCartoon World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e reúne trabalhos de caricaturistas de vinte e três países como a Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Finlândia, Índia, Indonésia, Irlanda, Montenegro, entre outros.

XXIIPC_CBuarque_1oPremio_Brasil_DalcioMachado_p1º prémio – Dálcio Machado – Brasil

Em destaque na mostra estão os trabalhos vencedores: o 1º prémio do artista brasileiro Dálcio Machado, com significativa alusão à “opera do malandro”; o segundo prémio, atribuído a Matias Montedoro, da Argentina;  e o terceiro, uma escultura, do português Paulo Pinto.

Esta mostra é acompanhada de discos em vinil e livros de Chico Buarque, vencedor do Prémio Camões 2019.

A exposição, comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, é resultante de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, e ficará patente até 15 de novembro.

Além do artista brasileiro, o PortoCartoon 2020 contemplou também a figura de Einstein, cuja exposição esteve patente na reitora da Universidade do Porto, de junho a setembro.

XXIIPC_CBuarque_2oPremio_Argentina_MatiasMontedoro_p 2º prémio – Matias Montedoro – Argentina

XXIIPC_CBuarque_3oPremio_Portugal_PauloPinto_p3º prémio – Paulo Pinto – Portugal

CLEAN & SAFE
cleanandsave

O Museu Nacional da Imprensa associou-se à campanha do Turismo de Portugal com a atribuição do selo “Clean & Safe”.
Criada com intuito de reconhecer as empresas e organismos com interesse para o setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), para travar a contaminação dos espaços com a COVID-19, esta campanha pretende incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, através do reforço da confiança de todos em Portugal e nos seus recursos turísticos.
A atribuição deste selo “Clean & Safe” certifica que o Museu Nacional da Imprensa cumpre todos os requisitos definidos pela Direção-Geral de Saúde.

É um prazer estarmos de novo juntos. Para que assim continuemos, ajude-nos a combater o coronavírus observando as seguintes regras e orientações:

  • Cumprimento da etiqueta higiénica (espirrar ou tossir para o braço);
  • Uso de máscara obrigatório;
  • Uso de luvas obrigatório para experimentação da máquina de impressão;
  • Venda de máscara para quem não a tenha a acrescentar ao preço de entrada;
  • Venda de luvas para quem não a tenha a acrescentar ao preço de entrada;
  • Higienização obrigatória das mãos na zona de acolhimento e saída.
  • Evitar tocar nas várias superfícies;
  • Limitação máxima de 16 pessoas (400m2) nas galerias de exposições
  • Seguir as orientações que sejam dadas pelos funcionários.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

  • Desinfetante de mãos de base alcoólica disponível na entrada do Museu;
  • Pagamento preferencial por TPA (Terminal de Pagamento Automático);
  • As condições de visita poderão ser alteradas em qualquer momento mediante novas orientações governamentais.
PortoCartoon 2020
é capa da FECONEWS
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O último número da revista FECONEWS (de setembro) enche a sua capa com o desenho de Plantu, vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon 2020.

Trata-se do desenho de um dos mais importantes cartunistas da atualidade, sobre o tema principal da 22ª edição do PortoCartoon-World Festival dedicado à Pobreza, Fome e Desigualdades, grandes preocupações da ONU.

A importância destes temas, fixados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tornou-se mais sonante com o impacto da pandemia da Covid-19 no mundo.

A FECONEWS é uma publicação periódica da FECO (Federação mundial das Organizações de Cartunistas), com sede na Holanda, reconhecida como ‘a voz’ do desenho de humor internacional.

Há vários anos, o Museu Nacional da Imprensa, entidade promotora do PortoCartoon, assinou um protocolo com a FECO.

Por causa da pandemia, foi lançada em junho a exposição virtual do PortoCartoon 2020, visitável em http://www.cartoonvirtualmuseum.org/i_galxxiiportocartoon_f.htm

Além do tema principal desta 22ª edição, os cibernautas podem apreciar o ‘tema livre’ e os prémios especiais de  caricatura de Albert Einstein (Prémio Nobel 1921) e Chico Buarque (Prémio Camões 2019).

Esta exposição virtual mostra apenas uma pequena parte das centenas de trabalhos selecionados pelo juri internacional que teve Georges Wolinski como presidente honorário.

PortoCartoon em Celorico de Basto
com Direitos Humanos e Mandela

Duas exposições do PortoCartoon-World Festival foram  inauguradas no  dia 6 de setembro, na abertura da Casa da Terra, nova instituição cultural de Celorico de Basto.

CID

CARRILHO

 

Iniciativa conjunta do Museu Nacional da Imprensa e da Câmara Municipal, as duas mostras apresentam uma centena de desenhos de grandes artistas internacionais sobre Direitos Humanos e Nelson Mandela. Ocuparão três pisos da Casa da Terra, instalada nos antigos dos Paços do Concelho, edifício de elevado valor arquitetónico e patrimonial, agora reabilitado no centro da cidade.

A exposição “Mandela na Caricatura Internacional” apresenta um conjunto de 40 caricaturas do concurso internacional do PortoCartoon dedicado à figura do líder sul-africano e prémio Nobel da Paz em 1993 Nélson Mandela. A mostra ganha grande oportunidade neste tempo em que se multiplicam incidentes racistas, em diversas partes do mundo.

Estão representados quarenta artistas de vários países como Alemanha, Brasil, Colômbia, Índia, Irão ou Portugal, designadamente o desenho do vencedor do 1º prémio André Carrilho, o artista português que, neste momento, mais publica na imprensa estrangeira.

A outra exposição, dedicada aos Direitos Humanos, reúne cerca de cinquenta trabalhos de diversas edições do PortoCartoon e mostra a importância do cartoon como linguagem que contribui para a reflexão sobre grandes causas da humanidade. Além dos desenhos, são apresentados todos os Direitos proclamados em Paris, pela ONU, a 10 de dezembro de 1948.

A seleção artística apresenta cartunistas relevantes, vencedores de vários prémios, designadamente o francês Plantu, figura emblemática do jornal Le Monde que conquistou recentemente o Grande Prémio do 22º PortoCartoon-World Festival, o mexicano Boligan ou o português Augusto Cid. O desenho de Cid, “A Chama Olímpica”, foi grande prémio do PortoCartoon 2010 e assinala precisamente a edição dedicada aos Direitos Humanos.

As exposições têm a curadoria do diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos e a montagem de José Miguel Neves e Pedro Marques.

Ficarão patentes até o final de setembro.

Refira-se que em Celorico de Bastos foi montado, em 2001, o primeiro Núcleo do Museu Nacional da Imprensa, no âmbito de um projeto de descentralização cultural que se alarga a todo o país.

PortoCartoon no Alameda
MANDELA EM CARICATURA:
IMAGEM DE PAZ E TOLERÂNCIA
XVIPC_Mandela_Alameda Abre no dia 1 de setembro, no Alameda Shopping, a exposição virtual “Nelson Mandela da Caricatura Internacional”

Trata-se de um conjunto de 40 caricaturas do concurso internacional do PortoCartoon-World Festival dedicado à figura do líder sul-africano e prémio Nobel da Paz em 1993 Nélson Mandela.

Neste  tempo de ‘onda racista’ , em que alguns movimentos tentam inverter a história, torna-se muito oportuna a exposição sobre a maior referência mundial na luta contra o racismo.

Quarenta  artistas de vários países como Alemanha, Brasil, Colômbia, India, Irão, designadamente o desenho do vencedor do 1º prémio André Carrilho, o artista português que, neste momento, mais publica na imprensa estrangeira.

Enquanto não reabre, por razões relacionadas com a pandemia, na galeria  Art Spot onde têm sido exibidas várias exposições de humor do Museu Nacional da Imprensa/PortoCartoon, as mostras continuam a ser virtuais. Seguindo um plano anunciado em junho de 2019, as exposições passaram para o espaço virtual em abril do ano em curso, sendo esta a sexta  mostra do PortoCartoon/Alameda Shopping acessível no ciberespaço.

PortoCartoon no Aeroporto do Porto
Temas da ONU
para ver e votar
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Um desenho de Plantu, jornalista de Le Monde e figura cimeira do humor mundial, enobrece a mostra que está patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro a partir de 16 de julho. Trata-se de uma extensão física da exposição virtual do 22º PortoCartoon-World Festival, dedicado aos temas da ONU “Fome, Pobreza, Desigualdades“.

O trabalho de Plantu foi o vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon 2020 e acompanha quatro dezenas de desenhos bem qualificados pelo juri internacional que este ano se reuniu virtualmente.

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O Segundo Prémio foi atribuído a Helmut Jacek, da Alemanha.

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O Terceiro Prémio foi atribuído a David Vela, de Espanha.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 20 Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Brasil, Colômbia, Holanda, Inglaterra, Indonésia, Itália, Irão, México Portugal. Em apreciação estiveram mais de 2600 obras, de cerca de 600 artistas, oriundos de 70 países distintos, de todos os continentes. Pela primeira vez a Arábia Saudita está representada, O nível de  participação foi idêntico ao de 2019 .

No local da exposição, os visitantes podem também votar no seu cartoon preferido, utilizando para o efeito os boletins de voto e a urna ali presentes.

Para os cibernautas há uma ‘urna virtual’ no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org ) .

O artista cujo trabalho obtenha o maior número de votos será o vencedor do Prémio do Público e terá uma exposição antológica no PortoCartoon 2021.

A votação decorre até 31 de dezembro.

A exposição no Aeroporto ficará patente até ao final do ano.

Museu da Imprensa faz parceria no México
O Museu Nacional da Imprensa e o “Museo de la Caricatura” estão unidos desde 22 de novembro, através de um protocolo assinado na Cidade do México.

O acordo de cooperação foi oficializado pelo presidente da Sociedad Mexicana de Caricaturistas (entidade detentora do Museo de la Caricatura), Jesús Juan Terrazas Campos, e pelo diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, numa cerimónia simples, na sede do museu mexicano, em plena zona histórica, classificada pela Unesco como património cultural da humanidade.

A assinatura deste convénio foi testemunhada por Angel Bolígan, um dos cartunistas mais premiados do mundo, que já recebeu vários trofeus do PortoCartoon.

O protocolo visa “a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o México e Portugal, através da valorização da linguagem universal do humor”.

Fortalecendo o eixo do cartoon do MNI e ampliando a dimensão internacional resultante do PortoCartoon, serão promovidas exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a imprensa e o papel do humor na sociedade.

O Museo de la Caricatura está instalado no antigo Colégio de Cristo, renovado após o sismo de setembro de 1985. Em 1987, o edifício foi entregue à Sociedade Mexicana de Caricaturistas, com a condição de ser criado um museu para mostrar a história do México, através da obra de grandes caricaturistas.Este protocolo aumenta para 10 o número de convénios internacionais celebrados pelo MNI.

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Portugal na FIL de Guadalajara
Humor sobre Gutenberg
no Museu da Imprensa

A exposição A “descoberta” e o riso, do Museu Nacional da Imprensa, vai estar patente na FIL Guadalajara 2018, de 24 novembro a 2 dezembro.

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A mostra sobre o ‘pai da imprensa’ apresenta cerca de meia centena de cartuns enviados ao PortoCartoon-World Festival.

Estão representados 17 países (10 europeus, dois da América Latina e três da Ásia) de grandes caricaturistas, alguns deles vencedores de importantes prémios internacionais.

Os cartoons ajudam a compreender a importância da “descoberta” da imprensa de caracteres móveis. Foi com ela que o livro começou a democratizar-se.

Através do humor patenteado na mostra, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, pretende reforçar a multiculturalidade que faz parte da natureza do próprio festival, como ponte entre culturas, regiões e países.

Com esta exposição, cruzam-se duas linhas de um projeto museológico: a do “patrono” da imprensa, com a da linguagem universal do cartoon.

Durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara/2018, dedicada a Portugal, queremos estar presentes à distância de um clic.

Centenário de Mandela com PortoCartoon em S. Paulo

O centenário do nascimento de Nelson Mandela está a ser celebrado, em S. Paulo, com desenhos do PortoCartoon World Festival, de 25 de agosto a 14 de outubro.

Esta é uma das três mostras do festival do Porto que estão presentes no 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, naquela cidade, que assim  assinala o 20º aniversário do PortoCartoon.

Os principais trabalhos do Prémio Especial de Caricatura Mandela, apresentado no PortoCartoon de 2014, integram a mostra do Casarão do Turismo de Piracicaba, cidade do norte de S. Paulo, com 400 mil habitantes, que organiza um dos certames de humor mais antigos do mundo. Entre as dezenas de caricaturas figura o 1º prémio atribuído a André Carrilho e os melhores desenhos de artistas da Alemanha, Irão, Brasil, Bulgária, Itália, Argentina, Croácia, Hungria, entre outros países.

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Outra exposição corresponde ao tema Turismo, do PortoCartoon 2017, e está apresentada no Centro Cultural do Engenho, conjuntamente com as mostras principais do 45º Salão de Piracicaba.

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A terceira mostra é alusiva às duas décadas do festival do Porto, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), e figura em painéis de grandes dimensões, espalhados pela Rua do Porto (do rio Piracicaba). Esta rua está sobredenominada de Rua do PortoCartoon e mostra 40 cartoons relativos aos grandes prémios e 2ºs prémios dos vinte anos do PortoCartoon, inaugurado em 1998, pelo presidente da República Jorge Sampaio.

Além dos 40 desenhos apresentam-se momentos da proclamação do Porto-Capital do Cartoon feita em 2008 e do roteiro do humor com a presença de artistas brasileiros e de outros países.

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Novo Protocolo

Esta iniciativa integra-se numa parceria que existe desde 2005, entre o PortoCartoon e o Salão de Piracicaba, baseada num protocolo assinado pelo Prefeito (presidente da Câmara) de Piracicaba e pelo diretor do Museu Nacional da Imprensa. Barjas Negri e Luiz Humberto Marcos assinaram, na inauguração do 45º salão, um novo contrato de parceria, visando o reforço das relações institucionais.

Refira-se que, neste momento, no âmbito da mesma parceria, está patente no Via Catarina (Porto) uma exposição de Piracicaba, inaugurada no dia 22 de junho, com a presença de Paulo Caruso, um dos nomes maiores do humor brasileiro, e de outros artistas.

As relações institucionais existentes desde 2005, entre a autarquia de S. Paulo e o MNI têm permitido a realização de várias exposições e outras atividades no Brasil e em Portugal.

Esta parceria foi abordada numa conferência de Luiz Humberto Marcos na Universidade de Anhanguera, no dia 20, e no programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 23, em S. Paulo, durante o qual o diretor do MNI foi entrevistado por jornalistas e artistas do humor.

O PortoCartoon-World Festival tem o patrocínio de Banco Santander,  DRCN,  AEVP, Sandeman, IVDP,  DFJ, Câmara Municipal de Gondomar, Infraestruturas de Portugal, Metro do Porto, Centro Comercial Via Catarina,  Douro Acima, Divimagem, NaveprinterNorprint, ISMAI, Papelaria Sousa Ribeiro, Porto LazerInstituto Multimédia e os Media Partners JN, DN e Antena 1.

Protocolo em Brasília

O Museu Nacional da Imprensa e o Museu da Imprensa Nacional, de Brasília, estão unidos desde 3 de Dezembro, através de um protocolo assinado na capital brasileira.
Trata-se de um acordo de cooperação oficializado pelo director-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Souza Vieira e pelo presidente da Direcção da AMI e director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
O protocolo visa “a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o Brasil e Portugal, quer através da valorização do papel da imprensa e da sua história em geral, quer através do lastro da imprensa da Lusofonia”.
De acordo com a Cláusula nº 2, ambas as entidades “promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa e as Artes Gráficas, de acordo com um plano periodicamente estabelecido e aceite por ambas as partes.Antes desta assinatura já tinha havido uma cooperação que deu lugar à reprodução de um prelo do Séc. XVIII que integra a exposição permanente do MNI e cuja réplica foi apresentada nas comemorações do bicentenário da imprensa brasileira, em Brasília.

Salão de Humor Luso-Brasileiro
As relações do Museu Nacional da Imprensa com Piracicaba vão ser intensificadas com a realização de um Salão de Humor Luso-Brasileiro. O futuro salão, de âmbito bienal, abrirá alternadamente em Portugal e no Brasil, podendo ainda fazer itinerância por outros países.
Esta iniciativa faz parte de uma carta de Intenções assinada, em Junho, na cidade do Porto, no âmbito do Protocolo de Cooperação firmado em 2005 no Brasil, pelo Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ex-ministro da Saúde do governo de Fernando Henrique Cardoso e pelo director do MNI e do PortoCartoon-World Festival, Luís Humberto Marcos.
Dando continuidade à excelente colaboração existente entre as duas entidades, o Museu Nacional da Imprensa compromete-se também a colaborar com a Prefeitura de Piracicaba na implementação e acompanhamento técnico-científico de uma Exposição Permanente de Desenho de Humor, nos mesmos moldes da Galeria Internacional do Cartoon, existente na sede do museu português.