NOTÍCIAS
_______________________________________________________________________________

Vencedores do Concurso Textos de Amor 2017

A vencedora, Joana Manarte, a receber a distinção por Ana Pina, filha de MAP

 Joana Manarte foi a grande vencedora da 17.ª edição do Concurso Nacional de Textos de Amor de Manuel António Pina, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa, com o texto intitulado Árvore.

Os vencedores foram anunciados no passado sábado, dia 18 de novembro, data do aniversário de Manuel António Pina, na presença de Ana e Sara Pina, filhas do escritor.

17.069.093Sara Pina entregou o prémio a João Nogueira

O segundo lugar foi atribuído a Mulher-arquipélago, de João Nogueira, e o terceiro prémio a Isabela Luna Quadrado, uma jovem de Vila do Porto (Açores), que frequenta o 10.º ano de escolaridade, com o texto O Jardineiro.

Isabela Quadrado a receber o prémio pelo Diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos

O Júri – constituído por Fernando Pinto do Amaral, diretor do Plano Nacional de Leitura, José Luís Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luísa Marinho Antunes Paolinelli, da Universidade da Madeira, e Luiz Humberto Marcos, diretor do MNI – sublinhou a crescente adesão, qualidade e diversidade de participantes. A este propósito, o Júri sublinhou a “existência de uma larga participação de crianças e jovens, facto que expressa a dinâmica de certas escolas, no estímulo à produção literária. E regista que, em termos gerais, houve uma “notável diversidade de estilos e de abordagens do tema, permitindo dar livre curso a uma criatividade por vezes surpreendente.”

Da esquerda para a direita:  Sara e Ana Pina, Luiz Humberto Marcos (Diretor MNI/membro júri) e prof. Pires de Laranjeira (membro júri)

Em fevereiro de 2017 concorreram mais de 600 trabalhos, de diferentes partes do país e também do estrangeiro (EUA, Suíça, França e Espanha).

O aumento significativo de participantes da categoria infantojuvenil motivou a atribuição de 30 Menções Honrosas, sendo oito delas jovens.

As Menções Honrosas recaíram sobre os seguintes textos: O amor, de Alberto Pereira; do que falamos quando falamos de amor, de Ana Brummel; pouc@cois@, de Ana Margarida Borges; Tardaste-me, de Ana Rita Rocha; A carta que não te li, de Carolina Gonçalves (10.º ano, Funchal); A árvore das luzes, da Carolina Luz (10.º ano); Hoje Amo-te, de Deolinda Galvão Rodrigues; Céu de fotógrafo, de Domingos Cardoso; Jackie, de Esmeralda Lopes Gonçalves; A rua dos calafates, de Fernando Morgado; Nostalgia, da Filipa Gonçalves (11.º ano); Ode ao Vinho, de Helena Isabel Ribeiro;  Amores pequeninos, das crianças do Jardim Escola João de Deus de Albarraque (Rio de Mouro); Dia dos Namorados, de João Machado; 5 Quadras & 1 Sextilha (tudo por amor), de Joaquim Carvalho; Sem Título, de Lília Tavares; Queres?, de Liliana Abreu; O Salão Nostálgico, de Luís Oliveira (12.º ano); O verdadeiro amor, do Luís Pacheco (4.º ano); Resposta a Pessoa*, de Maria Baptista; De contas e de amores: poligonal, de Maria Beires; Por vezes, de Maria Lopes; A Casa do Rio, de Maria Silvestre; Encontro amoroso depois de um longo inverno, de Marisa Henriques;  O que é isso do amor?, da Matilde Heliodoro (2.º ano); Silêncio, de Pedro Pereira; Caí nos teus olhos, de Ricardo Gomes; O pintor de álamos, de Sérgio Mendes; Sobremesa d’ amour à S. Valentim com gelado de miminho, de Vítor Fontes e Amor por Níveis, da Zaida Feliciano (10.º ano).

É a primeira vez que participantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira são distinguidos neste concurso.

Os prémios atribuídos consistiram em viagens ao Douro, um fim-de-semana num Hotel & Spa nas Caldas da Felgueira, além de jantares, vinhos e livros.

Este concurso iniciou-se em 2001 e teve a participação, no Júri das nove primeiras edições, do jornalista e escritor Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões em 2011.

De acordo com a ATA, o Júri “congratulou-se com o nível geral do concurso, considerando que esta iniciativa constitui uma boa forma de estimular a emergência de valores literários e de promover a criatividade literária, no quadro da língua portuguesa”.

Os premiados acompanhados pelas filhas de MAP e membros do júri

O certame tem o apoio de várias entidades, designadamente: Tomaz do Douro, Douro Acima, Four Views Hotels, Grande Hotel das Caldas da Felgueira, Jornal de Notícias, Antena 1, Porto Editora, Edições Afrontamento, Instituto Multimédia, Metro do Porto e Plano Nacional de Leitura.

cau_gomes_apoios

Entrega de Prémios Textos de Amor Manuel A. Pina
A Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Textos de Amor de Manuel António Pinto ocorrerá no dia 18 de novembro, data do aniversário do jornalista e escritor.

A sessão está marcada para as 15h, no Museu Nacional da Imprensa.

A lista dos premiados não será divulgada antes da Entrega de Prémios.

Até breve!

 

Lançamento do livro “Viagem à Demência dos Pássaros” (11/11)
No próximo sábado, dia 11/11, Alberto Pereira apresenta o seu mais recente livro “Viagem à Demência dos Pássaros”, às 16h30, no Museu.

Fica lançado o convite!

Cau Gomez faz oficinas e dá palestras sobre humor gráfico
Cau Gomez na Casa Wolinski/MNI

Teve lugar este sábado, dia 27/10, a 1.ª Oficina de Humor Gráfico realizada pelo artista brasileiro Cau Gomez, no Museu Nacional da Imprensa (Porto).

O prestigiado ilustrador, cartoonista e caricaturista, que conta com mais de 30 anos no humor gráfico, encontra-se em Residência Artística na Casa Wolinski, pertencente ao MNI.

A Residência conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do projeto “In Residence”.

Durante dois meses, o artista vencedor de dezenas de prémios – um deles o Grande Prémio do PortoCartoon 2002 – vai orientar oficinas de temas variados todas as semanas.

Cau Gomez vai também dar palestras em estabelecimentos de ensino secundário e superior, com interesse na área. A primeira sessão é já esta quinta-feira, dia 2 de novembro, na Escola Superior de Educação do Porto (ESE). Seguem-se a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e a escola profissional Instituto Multimédia (IM).

A 2.ª Oficina de ilustração e humor gráfico será dedicada às técnicas de caricatura e cartoons (prazo, escala, cores e estilos) e está marcada para o próximo sábado, dia 4 de novembro. As inscrições são feitas através do contacto com os Serviços Educativos*.

O cartoonista apresentará, no dia 11 de novembro, uma exposição antológica com cerca de 100 trabalhos, na Galeria Daumier, no MNI. Também providenciará encontros em diferentes locais da cidade do Porto e com outros artistas.

Cau é o terceiro artista em Residência Artística, seguindo-se a Diego Herrera e Alessandro Gatto, que em 2015 e 2016, respetivamente, estiveram na Casa Wolinski durante o PortoCartoon-World Festival.

*Contactos Serviços Educativos MNI:
E-mail: servicoeducativo@museudaimprensa.pt
Tel.: 225 304 966

Ronaldo no Porto: Península Boutique Center e Metro do Porto

Caricaturas no Península

Humor e Manchetes no Metro

Cerca de 40 caricaturas sobre Cristiano Ronaldo estão em exposição no Península Boutique Center, no Porto, a partir de hoje (24/10).

A exposição do Museu Nacional da Imprensa, promovida pelo referido Centro Comercial, surge pela oportunidade de homenagear o craque, que conquistou mais um prémio ontem (23/10) – ‘The Best’ FIFA 2017.

Os desenhos, na sua grande maioria, fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do XVII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo MNI.

Prémio especial no PortoCartoon, Ronaldo atraiu o humor de dezenas de artistas de vários países. Pela estatura, pelo cabelo, pela postura, pelos adereços e gestos. Também pela determinação e energia.

Caricatura de Vasco Gargalo (Portugal)

Os 35 artistas representados são de países tão distintos como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egito, Escócia, Espanha, Finlândia, Irão, Itália, Nigéria, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

A par desta mostra, o Metro do Porto exibe também uma Exposição Virtual dedicada a Cristiano Ronaldo. Os utilizadores do Metro poderão ver, entre viagens, uma seleção de caricaturas e de importantes manchetes de jornais nacionais e estrangeiros sobre CR7.

Capa do Jornal O JOGO, 8 de outubro de 2017

No âmbito do PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, desde 2013, várias figuras nacionais e internacionais têm sido escolhidas: Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Sara Sampaio, Chaplin e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso.

Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

A exposição “Cristiano Ronaldo no Cartoon Internacional” ficará patente no Península Boutique Center até 20 de novembro.

Caricatura de Paulo Caruso (Brasil)

AREIAS – Teatro de Formas Animadas e Multimédia
Programação especial para as escolas

AREIAS – Teatro de Formas Animadas e Multimédia

Um espetáculo da Imaginar do Gigante,
que estará em cena no Museu de 16 a 25 de novembro de 2017.

A não perder!

Sinopse: A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram. Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade. E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias.

Conceito: Teatro de Formas Animadas e Multimédia a partir das artes plásticas, utilizando técnicas de manipulação de materiais diversos para construção de formas e imagens em movimento. Um teatro visual, poético e contemplativo, sobre as cores que unem a Terra.

Destinatários: Todos os anos de escolaridade

Datas e Horários: 16,17,23 e 24 novembro, às 10h30

Preço: 5€ (Areias) | 6,50€ (Areias + visita guiada à Exposição Permanente “Memórias Vivas da Imprensa”)

Necessária marcação prévia.

 

Atividades para Famílias e Público em Geral (2017/2018)

Conheça as atividades que planeamos para si para este ano 2017/2018.

Escolha a(s) sua(s) favorita(s) e faça-nos uma visita!

Deixe-se inspirar e envolver pelo prazer da cultura, no Museu Nacional da Imprensa!

Consulte aqui o Programa para Famílias e para o Público em Geral.

Até já!

Casa Wolinski recebe Cau Gomez

Cau Gomez, prestigiado cartunista e caricaturista brasileiro, vai estar em Residência Artística na Casa Wolinski, pertencente ao Museu Nacional da Imprensa.

Durante dois meses, o artista vai orientar oficinas de temas variados todas as semanas.

Os workshops começam na semana de 23 de outubro e terminam a 20 de dezembro. As inscrições já se encontram abertas e devem ser feitas através do contacto com os Serviços Educativos do MNI.*

A Residência Artística conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do projeto “In Residence” (Em Residência).

As temáticas das oficinas regem-se pelo panorama atual da arte do desenho e humor. Entre vários tópicos, será abordada a figura do cartoonista atualmente, no tempo das redes sociais e das novas plataformas; a importância do cartoon nos meios de comunicação social; o cartoon e a censura e as diferentes técnicas de caricatura/cartoon.

Com 30 anos de profissão no humor gráfico e nas artes visuais e dezenas de prémios conquistados – um deles o Grande Prémio do PortoCartoon 2002 – Cau Gomez vem partilhar a sua arte e experiência com oficinas repletas de atualidade e pertinência.

O artista apresentará, em novembro, uma exposição com os seus principais trabalhos, na Galeria Daumier, no MNI. Também providenciará encontros em diferentes locais da cidade do Porto e com outros artistas.

Cau será o terceiro artista em Residência Artística, seguindo-se a Diego Herrera e Alessandro Gatto, que em 2015 e 2016, respetivamente, estiveram na Casa Wolinski durante o PortoCartoon-World Festival.

Pode consultar aqui o Programa completo das oficinas.

*Contactos Serviços Educativos MNI:
E-mail: servicoeducativo@museudaimprensa.pt
Tel: 225 304 966

Serviços Educativos: Programação 2017/2018
Escolas e outras                    Instituições Educativas

Aos Educadores

Estamos de volta para mais um ano letivo repleto de atividades!

Exposições, visitas orientadas, oficinas de expressão plástica… Há algo para todos os gostos!

À semelhança dos anos anteriores, as nossas atividades procuram conferir experiências únicas a quem nos visita, reforçando a relação da comunidade com o património do Museu Nacional da Imprensa.

Em termos de organização, agrupamos as propostas por níveis de ensino: do Pré-Escolar ao 2.º CEB e do 3.º CEB ao Ensino Superior.

Desejamos que a nossa programação vos inspire e vá ao encontro das vossas expectativas.

Muito gostaríamos de ter o prazer de vos receber ao longo deste ano.

Cá vos esperamos.

Até breve!

“Manoel de Oliveira: humor e notícias” no Centro Comercial La Vie

Mais de 50 caricaturas e cerca de 30 jornais e revistas sobre o cineasta Manoel de Oliveira vão estar em exposição no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, a partir do dia 8 de setembro (6.ª feira).

Com base num protocolo estabelecido entre o Museu Nacional da Imprensa e o Centro Comercial La Vie Porto Baixa, esta é a primeira de três exposições que o referido Centro Comercial vai receber até julho de 2018.

A mostra sobre Manoel de Oliveira abordará dois ângulos: publicações e humor. Resulta, por isso, de uma seleção de recortes revistas de cinema, nacionais e internacionais, com matéria sobre o cineasta e de caricaturas elaboradas por cartoonistas de todo o mundo.

No lado da imprensa, a exposição apresenta capas e notícias de várias publicações nacionais e estrangeiras, como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’Avant Scène Cinéma, Supl. Cinéma do Libération e L’Acchiappa Film. Todas as publicações abordam a atividade do cineasta natural do Porto, que faleceu em 2015 com 106 anos.

Caricatura de Ivan Prado (Alemanha)

A abordagem humorística baseia-se no Prémio Especial de Caricatura dedicado a Manoel de Oliveira no XV PortoCartoon-World Festival. Estarão patentes dezenas de desenhos, de diferentes países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Caricatura de Santiagu (Portugal)

Esta secção do PortoCartoon, promovido pelo MNI, teve início em 2013 precisamente com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram Nelson Mandela, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio e Chaplin. Este ano foi a vez de serem homenageados António Guterres e Pablo Picasso.

Esta exposição representa a sexta evocação feita pelo Museu Nacional da Imprensa do cineasta. Na altura da celebração do centenário e dos 105 anos de Manoel de Oliveira foram realizadas amplas exposições sobre a sua vida e obra; o cineasta foi a primeira figura escolhida para ser caricaturada no PortoCartoon 2013, juntamente com Saramago; também já teve exposições no Museu de Imprensa-Madeira e no Aeroporto do Porto.

Caricatura de Catarina Morais (Portugal)

A mostra “Manoel de Oliveira: humor e notícias” estará espalhada por três locais do Centro Comercial La Vie: no espaço “Art La Vie” (piso 2) e nos pisos 1 e 0.

A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, até 31 de outubro, todos os dias, das 9h às 22h.

Protocolo em Brasília

O Museu Nacional da Imprensa e o Museu da Imprensa Nacional, de Brasília, estão unidos desde 3 de Dezembro, através de um protocolo assinado na capital brasileira.
Trata-se de um acordo de cooperação oficializado pelo director-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Souza Vieira e pelo presidente da Direcção da AMI e director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
O protocolo visa “a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o Brasil e Portugal, quer através da valorização do papel da imprensa e da sua história em geral, quer através do lastro da imprensa da Lusofonia”.
De acordo com a Cláusula nº 2, ambas as entidades “promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa e as Artes Gráficas, de acordo com um plano periodicamente estabelecido e aceite por ambas as partes.Antes desta assinatura já tinha havido uma cooperação que deu lugar à reprodução de um prelo do Séc. XVIII que integra a exposição permanente do MNI e cuja réplica foi apresentada nas comemorações do bicentenário da imprensa brasileira, em Brasília.