Residência Artística: GRABADO VERDE | 16 a 20 de janeiro

ARTISTA CHILENA FAZ
GRAVURA ECOLÓGICA
NO MUSEU DA IMPRENSA

A artista plástica chilena Angelica Mirauda vai estar em residência artística, no Museu Nacional da Imprensa, de 15 a 21 de janeiro, ensinando a arte da “gravura verde”.

Trata-se de uma técnica inovadora ‘descoberta’ pela artista, baseada em materiais reciclados e não tóxicos.

Durante uma semana, Angélica Mirauda vai realizar duas oficinas, cada uma composta por três sessões, sobre a impressão de matrizes de gravura. Esta técnica não substitui os processos de gravura tradicionais, como a madeira ou a calcografia, mas tem as suas particularidades baseadas em princípios ecológicos.  A gravura verde não polui, uma vez que não utiliza materiais como metais, sais ou ácidos mordentes para elaborar as matrizes, mas sim o material reciclado dos recipientes tipo tetra pak.

O processo de impressão destas matrizes é o mesmo utilizado pelos artistas gravadores, mas, ao apresentar a característica de não poluir, permite que qualquer pessoa o faça, mesmo sem possuir uma oficina especializada para tal. As oficinas, de 12 horas cada, destinam-se a artistas, professores, estudantes (Ensinos Secundário e Superior) e público geral com interesse na área.

A artista Mirauda é professora na Universidade Finis Terrae (Chile), tendo a seu cargo a disciplina de “Grabado Calcográfico y de Relieve”.

A primeira oficina arranca já no dia 16 de janeiro e as inscrições estão abertas.

Recorda-se que, de outubro a dezembro, esteve em residência artística, na Casa Wolinski, o cartunista Cau Gomez.

Período: de 16 a 20 de janeiro de 2018

OFICINAS

Oficina 1 | GRABADO VERDE | 16, 17 e 18 de janeiro, das 14h às 18h

Sessão 1 | 16 de janeiro
Introdução à Gravura; Teoria sobre técnicas e métodos de produção de matrizes; Impressão de matrizes; Apresentação de exemplos.
– Apresentação do “Grabado Verde”, confeção de matrizes e impressão;
– Realização de exercícios de matrizes: objetivo, 16 matrizes de 12 x 12 cm, aprox;
– Preparação do material base para a produção de matrizes de maior tamanho.

Sessão 2 | 17 de janeiro
– Demonstração do corte para os diferentes suportes a utilizar, papel japonês e papel de gravura, 100% algodão;
– Demonstração da entintagem, impressão e limpeza da matriz;
– Impressão das matrizes realizadas na sessão anterior.

Sessão 3 | 18 de janeiro
– Explicação de conceitos sobre Edição e Nomenclatura;
– Confeção de uma matriz, a partir de uma imagem personalizada, utilizando as sub-técnicas aprendidas;
– Impressão de 4 exemplares.

Oficina 2 | GRABADO VERDE APLICANDO COR COM A TÉCNICA HAYTER| 19 e 20 de Janeiro

Sessão 1 | 19 de janeiro, das 14h às 18h
– Demonstração das técnicas Hayter (em relação às distintas viscosidades das tintas);
– Experimentação e impressão com as diferentes viscosidades;
– Demonstração de exemplos de diferentes impressões com a técnica de Hayter sobre as matrizes de Grabado Verde.

Sessões 2 e 3 | 20 de janeiro das 9h às 13h e das 14h às 18h
– Produção de matrizes para aplicação da técnica Hayter;
– Impressão das matrizes realizadas;
– Realização de matriz com base numa imagem pessoal;
– Impressão e edição.

Destinatários: Artistas, Professores, Estudantes (Ensinos Secundário e Superior) e Público Geral com interesse na área .

Preço: 1 Oficina (12h), 36€ | 2 Oficinas (24h), 60€
(Inclui todos os materiais utilizados nas oficinas, coffee break e certificado)

Síntese biográfica: Angélica Mirauda é uma premiada artista plástica, nascida em Santiago do Chile.
É licenciada em Artes Plásticas com especialização em Gravura, pela Universidade do Chile.
É professora na Universidade Finis Terrae (Chile), tendo a seu cargo a disciplina de “Grabado Calcográfico y de Relieve”.

Informações úteis: Necessária marcação prévia

INSCRIÇÕES ABERTAS