PortoCartoon expõe Sara Sampaio nas Caldas da Rainha

Caricatura de Marzio Mariani (Itália)

Cerca de três dezenas de caricaturas sobre Sara Sampaio vão estar em exposição, a partir do dia 13/01, no Shopping La Vie das Caldas da Rainha.

A mostra faz parte do Prémio Especial de Caricatura do 18.º PortoCartoon-World Festival, dedicado à modelo portuguesa.

Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Espanha, Finlândia, Índia, Indonésia, Irão, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suíça, Tailândia, Turquia são os países representados na exposição.

Esta secção do PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, teve início em 2013 com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram, para além de Sara Sampaio, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Chaplin, Cristiano Ronaldo e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso.

Para os 20 anos do certame de humor (2018) foram indicadas as figuras de Amália Rodrigues e Woody Allen para serem caricaturadas pelos artistas internacionais. “LIMPAR O PLANETA” surge como tema principal. A receção de trabalhos ocorre até ao dia 28 de fevereiro.

Esta é a segunda exposição PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito de uma parceria estabelecida com o MNI. Em setembro de 2017 o La Vie Porto recebeu a mostra dedicada ao cineasta Manoel de Oliveira, agora é a vez das caricaturas internacionais de Sara Sampaio brilharem no La Vie das Caldas da Rainha.

Estão já a ser programadas mais exposições PortoCartoon para os Centros Comerciais La Vie Porto Baixa, Caldas da Rainha e Guarda.

Estas mostras inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

A exposição de humor dedicada a Sara Sampaio poderá ser vista até 31 de janeiro.

Caricatura de Nicoleta Ionescu (Roménia)

Caricatura de Luiz Carlos Fernandes (Brasil)