18.º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina
O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 12 de fevereiro, a 18.ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina, em homenagem a este jornalista e escritor.

A iniciativa, especial para o “Dia dos Namorados”, prolonga-se até 18 de fevereiro (domingo) em busca de textos de amor originais. O melhor será premiado com uma viagem para duas pessoas.

Durante a “semana dos namorados”, o Museu estará aberto à receção de textos especiais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir, nos prelos-relíquia, poemas de diversos autores: Camões, Bocage, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade e Manuel António Pina.

Dirigido aos cidadãos portugueses de qualquer idade, o concurso vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa. Os prémios englobam viagens, livros, jantares a dois e garrafas de vinho do Porto.

Regulamento do Concurso

O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, começada em 2001, estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de caráter amoroso. Centenas de participantes aderiram já às edições anteriores, de diversos pontos do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Em fevereiro 2017 concorreram mais de 600 trabalhos de diferentes partes do país e também do estrangeiro. Com os resultados dos concursos anteriores, já foram editados dois livros , tendo o último sido lançado nas Correntes d’Escritas 2017.

O nome do grande poeta e cronista Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões de 2011, reforçou, a partir de 2013, a importância do concurso, cujo júri ele próprio integrou nas primeiras nove edições.

A sessão de entrega de prémios passou a ser, desde 2016, no dia de aniversário do patrono MAP (18 de novembro) e assim acontecerá em 2018.

Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações do Museu ou aqui, no sítio oficial, a partir do dia 12 de fevereiro de 2018. Com nome próprio, ou pseudónimo.

Não deixe que o amor se esgote, inspire-se e inscreva-se no som das palavras!

textos_de_amor_2017_apoios