PortoCartoon no Aeroporto: para ver e votar
Está patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro uma extensão da 20.ª edição do PortoCartoon-World Festival, dedicado ao tema “Limpar o Planeta“. A exposição apresenta, na área pública de chegadas, cerca de 40 desenhos, designadamente os Premiados, Menções Honrosas e Finalistas do PortoCartoon 2018.

Os trabalhos expostos no átrio das chegadas foram selecionados pelo Júri Internacional entre as cerca de 2500 obras recebidas, de mais de 550 artistas, oriundas de 80 países distintos. Irão, Turquia, Brasil e Roménia foram os países com maior participação, seguidos de Portugal, na 5.ª posição.

A edição de 2018 deste festival de desenho humorístico apresenta o maior número de trabalhos alguma vez registado, entre premiados, selecionados e mostras paralelas, fazendo do PortoCartoon uma das maiores mostras de humor a nível mundial.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir 39 Menções Honrosas, o número mais alto de sempre. No Tema Principal/Livre o júri internacional atribuiu 20 Menções Honrosas a artistas de países tão distintos como Alemanha (1), Áustria (1), Bélgica (3), Colômbia (1), Espanha (2), Irão (4), Itália (1), México (1), Mongólia (1), Perú (2), Polónia (1), Roménia (1) e Turquia (1).

O artista croata Nikola Listes conquistou o Grande Prémio do 20º PortoCartoon-World Festival, o 2º Prémio foi atribuído a Agim Sulaj, de Itália, e o 3º Prémio (ex-aequo) a Cau Gomez, do Brasil e a Mahboobeh Pakdel, do Irão.

Grande Prémio, Nikola Listes, Croácia

Grande Prémio, Nikola Listes, Croácia

2.º Prémio, Agim Sulaj, Itália

2.º Prémio, Agim Sulaj, Itália

3.º Prémio, Mahboobeh Pakdel, Irão

3.º Prémio Ex-aequo, Mahboobeh Pakdel, Irão

XXPC_3oPremioExAequo_Brasil_CauGomez_TL

3.º Prémio Ex- aequo, Cau Gomez, Brasil

No local da exposição, os visitantes podem também votar no seu cartoon preferido.

A mostra principal do certame de humor está patente no Museu Nacional da Imprensa, onde podem ser apreciados mais de 500 desenhos .

As exposições dos Prémios Especiais de Caricatura subordinadas a Amália Rodrigues  e Woddy Allen podem, também, ser visitadas no MNI.

Neste momento há exposições PortoCartoon no Aeroporto, Funicular dos Guindais (Porto), Casa Branca de Gramido (Gondomar), Atmosfera m, Via Catarina, Café Velasquez e ISMAI.  Na Rua do PortoCartoon (Rua dos Clérigos) também podem ser vistos alguns desenhos até setembro.

A exposição no Aeroporto ficará patente até ao final do ano.