Silva
, Libânio da
(1854 -1916)
Libânio Venâncio da Silva nasce em Lisboa, a 29 de Outubro de 1854, e começa a trabalhar na Lallemant Fréres Typographie, importante empresa lisboeta da época. Autodidacta, cedo procurou conhecer os segredos da tipografia e todos o apontam como modelo quer de operário, quer de empresário.
Ficou conhecido como "mestre Libânio", lidou com as grandes figuras da época, amou o teatro e foi colaborador de jornais, tradutor e poeta.
Libânio da Silva fez da sua empresa – a Imprensa Libânio da Silva – um modelo da própria arte tipográfica. Em sociedade, foi também editor: "Guimarães, Libânio & Cª" e "Libânio & Cunha-Editores". Participou nos movimentos de afirmação da força dos tipógrafos em Portugal, designadamente na dinamização associativa, e conquistou prémios de trabalhos gráficos em exposições nacionais e estrangeiras.
Em 1899 foi um dos entusiastas da homenagem portuguesa a Émile Zola, tendo produzido na sua tipografia o jornal "Pró Justiça". Tratou-se de uma homenagem dos "operários do Livro em Portugal" e apresenta, no final, um poema de Libânio da Silva ao seu "herói entre os heróis".
Apresentado em 1913, como "industrial e escritor", na Comissão Organizadora da Exposição Nacional de Artes Gráficas de Lisboa, Libânio da Silva ficou para a história como autor de uma obra emblemática para o sector: o Manual do Typographo.
Morre em 1916, em Lisboa, sem ver concretizada a ideia da Escola de Artes Gráficas.