O Museu Sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia é um projeto que visa preservar e valorizar o património tipográfico dos diferentes países que têm o Português como língua oficial.
Trata-se de um projeto apresentado em diversos fóruns e que teve a aceitação de representantes de sector dos oito países envolvidos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor.
O projeto assenta na necessidade de salvaguardar o riquíssimo património tipográfico que ainda existe nos diferentes países, dando-lhe um sentido cultural.

 

Neste âmbito, haverá no futuro iniciativas que visam mostrar em cada país as particularidades do património e da história da imprensa dos restantes.

Em 2005, a ideia inicial do projeto foi apresentada no V Encontro das Imprensas Oficiais da Língua Portuguesa, em Brasília, pelo director do Museu Nacional da Imprensa de Portugal. No Dia Internacional dos Museus, do mesmo ano, todos os governos dos países de Língua Portuguesa receberam uma carta-apelo com vista à criação das condições necessárias ao desenvolvimento do projeto.


Co-financiado: