PortoCartoon 2017: “Turismo” como tema principal
PC_Mundo_Sorriso_2008A

Em sintonia com o tema escolhido pela UNESCO, “Turismo” é o mote para o PortoCartoon – World Festival de 2017, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

O convite à participação foi lançado aos cartunistas de todo o mundo e apresenta as figuras emblemáticas de António Guterres e Pablo Picasso para prémio especial de caricatura.

Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2017, “um tema tão transversal e de grandes implicações no mundo não pode ser alheio a análise crítica dos humoristas. As suas contradições são um bom chamariz para o aguçar dos lápis… Neste contexto, a reflexão humorística que agora lançamos pretende trazer uma maior consciência sobre a preciosa herança patrimonial de todas as civilizações, dos seus diferentes valores culturais, sociais e ambientais. Por serem muitas vezes contraditórios, eles servem de forte inspiração à arte do humor.”

 Prémios Especiais de Caricatura

Com início em 2013, o Prémio Especial de Caricatura focou, nesse ano, figuras como José Saramago e Manoel de Oliveira; em 2014 foi a vez de Nelson Mandela e Siza Vieira; em 2015 Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo e, em 2016, Charlie Chaplin e Sara Sampaio Sara Sampaio.

Na sua 19.ª edição, o PortoCartoon lança mais dois prémios especiais de caricatura: António Guterres (1949 – ) e Pablo Picasso (1881 – 1973).

O novo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas tomou posse a 1 de janeiro de 2017. António Guterres foi escolhido, por aclamação, pelo Conselho de Segurança e depois votado na Assembleia Geral, em outubro de 2016, mas o caminho não esteve fácil. No final da corrida, as surpresas animaram a disputa. Depois de vários cargos em Portugal e na ONU (Alto Comissário para os Refugiados), o novo ‘diplomata universal’ tem pela frente muitos monstros a combater. Pela paz, contra a discriminação; pelo desenvolvimento, contra a pobreza; pela proteção ambiental, contra a ganância. Entre ‘diabos’ e ‘anjos’, por um mundo melhor.

Em 2017, passam 80 anos sobre a criação de “Guernica”, a obra emblemática de Picasso que assim imortalizou o bombardeamento da cidade homónima, em 1937, pela força aérea de Hitler, a pedido do ditador Francisco Franco. Através da sua criatividade, rutura e inovação, Picasso tornou-se uma das figuras maiores das artes plásticas do Séc. XX. Num mundo ainda carregado de imensas barbaridades, a evocação de Guernica mostra a importância da arte como instrumento indispensável à vida. Por isso, Picasso, pintor de inúmeras facetas e ‘máscaras’, é um ícone da modernidade que pode valorizar a caricatura de forma sublime.

A edição do PortoCartoon World Festival decorrerá, como vem sendo hábito, em Junho de 2017, integrando as Festas da Cidade do Porto – Capital do Cartoon.