Humor mundial sobre a Água em Castanheira de Pera

Cartoon de Diego Herrera – Yayo (Canadá)

Mais de meia centena de cartoons integram a exposição “Água Viva/Terra Viva”, que abre no dia 8/12, em Castanheira de Pera, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa.

Através do humor, o Museu mostra assim a sua solidariedade com uma das regiões fortemente abalada pelo “incêndio de Pedrógão” e também marcada pela seca extrema, que tem atingido o país nos últimos meses.

A mostra estará patente na galeria da Casa do Tempo e fará parte do evento “Natal na Aldeia”, que se destina às populações dos concelhos afetados pelos incêndios, com particular incidência nas crianças.

Cartoon de Constantin Sunnenberg (Bélgica)

Integram a exposição cartoons de diferentes países de todos os continentes. Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Escócia, Espanha, EUA, França, Indonésia, Itália, México, Moçambique, Polónia, Portugal, Turquia e Ucrânia são alguns dos países representados.

Os desenhos foram elaborados no âmbito do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo MNI, que levou milhares de cartunistas de todo o mundo a refletir sobre esta temática de extrema importância.

O PortoCartoon é considerado um dos três principais certames de humor a nível mundial e tem procurando, desde 1999, lançar temas de relevo na sociedade, que impliquem reflexão e intervenção.

Cartoon de Jerzy Gluszek (Polónia)

A escassez de água é um problema grave a nível nacional e internacional, tal como tem sido demonstrado pelas alterações climáticas do planeta. Sem água não há vida. Importa, por isso, refletir. E o humor arguto e incisivo dos artistas representados na exposição, vai ao encontro disso mesmo.

A mostra “Água Viva/Terra Viva”, promovida pelo Município de Castanheira de Pera, poderá ser vista até 6 de janeiro de 2018.

Cartoon de Halit Kurtulmus (Turquia)