Vencedores do Concurso Textos de Amor 2017

A vencedora, Joana Manarte, a receber a distinção por Ana Pina, filha de MAP

 Joana Manarte foi a grande vencedora da 17.ª edição do Concurso Nacional de Textos de Amor de Manuel António Pina, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa, com o texto intitulado Árvore.

Os vencedores foram anunciados no passado sábado, dia 18 de novembro, data do aniversário de Manuel António Pina, na presença de Ana e Sara Pina, filhas do escritor.

17.069.093Sara Pina entregou o prémio a João Nogueira

O segundo lugar foi atribuído a Mulher-arquipélago, de João Nogueira, e o terceiro prémio a Isabela Luna Quadrado, uma jovem de Vila do Porto (Açores), que frequenta o 10.º ano de escolaridade, com o texto O Jardineiro.

Isabela Quadrado a receber o prémio pelo Diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos

O Júri – constituído por Fernando Pinto do Amaral, diretor do Plano Nacional de Leitura, José Luís Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luísa Marinho Antunes Paolinelli, da Universidade da Madeira, e Luiz Humberto Marcos, diretor do MNI – sublinhou a crescente adesão, qualidade e diversidade de participantes. A este propósito, o Júri sublinhou a “existência de uma larga participação de crianças e jovens, facto que expressa a dinâmica de certas escolas, no estímulo à produção literária. E regista que, em termos gerais, houve uma “notável diversidade de estilos e de abordagens do tema, permitindo dar livre curso a uma criatividade por vezes surpreendente.”

Da esquerda para a direita:  Sara e Ana Pina, Luiz Humberto Marcos (Diretor MNI/membro júri) e prof. Pires de Laranjeira (membro júri)

Em fevereiro de 2017 concorreram mais de 600 trabalhos, de diferentes partes do país e também do estrangeiro (EUA, Suíça, França e Espanha).

O aumento significativo de participantes da categoria infantojuvenil motivou a atribuição de 30 Menções Honrosas, sendo oito delas jovens.

As Menções Honrosas recaíram sobre os seguintes textos: O amor, de Alberto Pereira; do que falamos quando falamos de amor, de Ana Brummel; pouc@cois@, de Ana Margarida Borges; Tardaste-me, de Ana Rita Rocha; A carta que não te li, de Carolina Gonçalves (10.º ano, Funchal); A árvore das luzes, da Carolina Luz (10.º ano); Hoje Amo-te, de Deolinda Galvão Rodrigues; Céu de fotógrafo, de Domingos Cardoso; Jackie, de Esmeralda Lopes Gonçalves; A rua dos calafates, de Fernando Morgado; Nostalgia, da Filipa Gonçalves (11.º ano); Ode ao Vinho, de Helena Isabel Ribeiro;  Amores pequeninos, das crianças do Jardim Escola João de Deus de Albarraque (Rio de Mouro); Dia dos Namorados, de João Machado; 5 Quadras & 1 Sextilha (tudo por amor), de Joaquim Carvalho; Sem Título, de Lília Tavares; Queres?, de Liliana Abreu; O Salão Nostálgico, de Luís Oliveira (12.º ano); O verdadeiro amor, do Luís Pacheco (4.º ano); Resposta a Pessoa*, de Maria Baptista; De contas e de amores: poligonal, de Maria Beires; Por vezes, de Maria Lopes; A Casa do Rio, de Maria Silvestre; Encontro amoroso depois de um longo inverno, de Marisa Henriques;  O que é isso do amor?, da Matilde Heliodoro (2.º ano); Silêncio, de Pedro Pereira; Caí nos teus olhos, de Ricardo Gomes; O pintor de álamos, de Sérgio Mendes; Sobremesa d’ amour à S. Valentim com gelado de miminho, de Vítor Fontes e Amor por Níveis, da Zaida Feliciano (10.º ano).

É a primeira vez que participantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira são distinguidos neste concurso.

Os prémios atribuídos consistiram em viagens ao Douro, um fim-de-semana num Hotel & Spa nas Caldas da Felgueira, além de jantares, vinhos e livros.

Este concurso iniciou-se em 2001 e teve a participação, no Júri das nove primeiras edições, do jornalista e escritor Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões em 2011.

De acordo com a ATA, o Júri “congratulou-se com o nível geral do concurso, considerando que esta iniciativa constitui uma boa forma de estimular a emergência de valores literários e de promover a criatividade literária, no quadro da língua portuguesa”.

Os premiados acompanhados pelas filhas de MAP e membros do júri

O certame tem o apoio de várias entidades, designadamente: Tomaz do Douro, Douro Acima, Four Views Hotels, Grande Hotel das Caldas da Felgueira, IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Sandeman, Jornal de Notícias, Antena 1, Porto Editora, Edições Afrontamento, Instituto Multimédia, Instituto Universitário da Maia (ISMAI), Câmara Municipal de Vila do Porto, Metro do Porto e Plano Nacional de Leitura.

cau_gomes_apoios