Direitos Humanos em Rota do Humor
70AnosDecDireitosHumanos_Cartaz_POR

Uma “Rota do Humor pelos Direitos Humanos” vai juntar vários países, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que arranca no próximo sábado, dia 8.

O objetivo é celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

A evocação iniciar-se-á na sede do MNI, em dezembro, com uma mostra de desenhos das várias edições do PortoCartoon sobre essa temática, que se irá renovando, com carácter permanente.

A exposição terá uma ramificação na belíssima Estação de S Bento e outra no Metro da Trindade (esta virtual), e espalhar-se-á por diversos países, do Porto ao México.

A nível nacional e internacional, a mostra terá duas vertentes: extensões da exposição e evocações virtuais em Museus, galerias e espaços culturais, reunindo no seu conjunto cerca de 300 desenhos de artistas de todo o mundo.

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, é trilingue (PT, ES e EN) e aborda os 30 artigos da Declaração.

No Museu, a exposição irá ficar patente até dezembro de 2019, com a inserção mensal de novos desenhos, tornando-se assim uma forma contínua de celebração dos 70 anos da célebre declaração.

Esta mostra internacional tem o apoio institucional da Comissão Nacional UNESCO.