Ministra da Cultura
saúda PortoCartoon’19
Mensagem da Senhora Ministra da Cultura - PortoCartoon.docx
“Humor é fundamental na vida democrática”

Graça Fonseca enviou uma mensagem à cerimónia oficial do PortoCartoon, realizada esta tarde no Museu Nacional da Imprensa, considerando que “o humor, tanto pela dimensão lúdica como pela profunda crítica que pode conter, é fundamental na vida democrática”. Acrescenta a Ministra da Cultura que o humor é “ao mesmo tempo, um gesto de oposição às forças que ameaçam a convivência plural, inclusiva e participada”.

Depois de destacar a importância além fronteiras do PortoCartoon, Graça Fonseca afirma também que o humor e o desenho “são instrumentos de resistência ao poder que com eles não sabe conviver”.

Durante a cerimónia oficial, foram entregues diversos prémios aos vencedores da XXI edição do PortoCartoon, além do troféu desenhado por Siza Vieira e de vinho do Porto, instituído como embaixador do certame.

O Grande Prémio foi atribuído a Luc Descheemaeker, com o trabalho Money Language.

PASQUIM-50 anos

Um desenho de Jaguar expressamente feito para a exposição “Pasquim-50 anos” constitui uma das cem peças que evocam aquele jornal satírico, criado em 1969 no Rio de janeiro. Jaguar foi um dos seus fundadores e contou ao PortoCartoon o processo de crescimento do jornal até 1991, altura em que encerrou.

Durante a inauguração, Fausto Longo, deputado no parlamento italiano em representação da América Latina, falou da importância do Pasquim no combate à ditadura brasileira. Como fundador e ex-diretor do Salão de Piracicaba criado há 46 anos, Fausto Longo fez também referência ao valor do humor e da parceria PortoCartoon-Salão de Piracicaba iniciada em 2005.

Esta é uma das exposições patentes no museu, no âmbito do PortoCartoon-World Festival.

Galeria no Alameda mostra o PortoCartoon

Nesta edição do PortoCartoon foi inaugurada, sábado à noite, uma galeria de arte no centro Comercial Alameda com a exposição de Agim Sulaj, prémio do público 2018 (de Itália para o mundo).

Caricaturas de Magalhães em Gaia

Antes da cerimónia oficial no museu, foi inaugurada no espaço Corpus Christi a exposição do Premio Especial de caricatura de Fernão de Magalhães cujo o primeiro prémio foi atribuído a Pedro Ribeiro Ferreira.