Limpar o Planeta
Aveiro recebe humor do PortoCartoon

Cerca de oitenta cartoons integram a exposição “Limpar o Planeta” que abre no dia 27 de julho, em Aveiro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro e do Museu Nacional da Imprensa.

XXPC_PremioPublico_Italia_AgimSulaj._Plastica.pg

A exposição baseia-se no XX PortoCartoon e apresenta os melhores trabalhos deste festival de desenho humorístico que levou centenas de cartunistas, de 80 países, a refletirem sobre a necessidade de se lutar contra a poluição que está a ‘matar’ o planeta terra. O tema baseia-se numa das grandes preocupações mundiais, para a qual têm lançadas alertas várias instâncias internacionais, designadamente a ONU.

Na mostra poderão ver-se muitos dos trabalhos selecionados pelo Júri Internacional do PortoCartoon-World Festival, entre os quais o Grande Prémio atribuído ao artista croata Nikola Listes, o Segundo de Agim Sulaj (Itália) e os Terceiros Prémios ex-aequo, de Cau Gomez (Brasil) e Mahboobeh Pakdel (Irão). Alguns desenhos são de autores portugueses.

A exposição, com a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, pode ser visitada na Galeria da Antiga Capitania até 30 de agosto.

XXPC_3oPremioExAequo_Brasil_CauGomez_TL