350 anos das cartas de Mariana
Museu da Imprensa leva “iconografia do amor” a BEJA
IconografiaDoAmor_CartazA4_p

Abre no dia 7 de novembro, no Museu Regional de Beja, a exposição “Iconografia do Amor”, numa iniciativa conjunta do município alentejano e do Museu Nacional da Imprensa (MNI).

Mariana_Matisse_131dpi

A mostra documental é constituída por trinta imagens evocativas dos 350 anos das “Cartas de Amor” de Mariana Alcoforado, editadas em Paris em 1669. As reproduções iconográficas alusivas à freira de Beja mostram trabalhos de vários artistas estrangeiros como Matisse, Max Ernst e Modigliani, e dos portugueses António Pimentel, José Rodrigues, Lima de Freitas, Mário Botas e Pomar, já falecidos, além de João Abel Manta e Cruzeiro Seixas.

Mariana_CruzeiroSeixas_131dpi

Alguns destes trabalhos plásticos integraram a exposição “Amor Impresso” que o MNI teve patente, de fevereiro a maio, para assinalar o aniversário das cartas de Alcoforado.

A mostra de Beja está associada ao Congresso Internacional ”350 Mariana”, marcado para os dias 15-17 de novembro e tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos. Poderá ser visitada na Galeria dos Infantes do Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, até 30 de novembro.

Mariana_JoseRodrigues_131dpi