Caricaturas de Siza Vieira
no Alameda Shop & Spot
SizaVieira_Alameda2019_CartazA4

Trinta caricaturas sobre o arquiteto Siza Vieira vão estar em exposição no Alameda Shop  & Spot, a partir do dia 1 de dezembro.

A mostra permite a descoberta de traços do homenageado, a partir da criatividade dos humoristas, provenientes de diferentes culturas geográficas e artísticas.

A exposição “Siza Vieira na Caricatura Internacional” está integrada no PortoCartoon World Festival e reúne trabalhos de caricaturistas de vários países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Irão, Portugal, Roménia, Sérvia, Turquia e Tunísia, entre outros, e resultou da seleção de um júri internacional a partir de centenas de trabalhos a concurso.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa, promovida pelo referido Centro Comercial, surge no âmbito do protocolo celebrado entre as duas instituições para a criação da galeria “Art Spot”, que durante um ano fica associada ao PortoCartoon.

Esta é já a sexta exposição PortoCartoon que o Alameda acolhe, no âmbito deste processo. Em junho, o Alameda recebeu a mostra “De Itália com Humor”, de Agim Sulaj (Prémio do Público PortoCartoon 2018).

Em agosto, apresentou a exposição “Cristiano Ronaldo na Caricatura Internacional”, em setembro e em outubro, estiveram patentes, respetivamente, as mostras de caricatura sobre Sara Sampaio e Amália Rodrigues e até 30 de novembro, “Woody Allen”.

Siza Vieira, distinguido mundialmente com vários prémios como o Pritzker, Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza e mais recentemente, o Prémio Nacional de Arquitetura 2019 (Espanha), entre muitos outros, é o autor do troféu do PortoCartoon e da primeira peça escultórica implantada na cidade, no âmbito da proclamação do “Porto-Capital do Cartoon” (2008), do qual é também cidadão honorário.

A exposição comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, estará aberta ao público até 31 dezembro.