PortoCartoon2020 lança
temas fortes da ONU
XXIIPortoCartoon_Banner_Temas_2020

Chico Buarque e Einstein são  prémios especiais de Caricatura

Fome, Pobreza, Desigualdades” é o mote para o PortoCartoon 2020, que acaba de ser lançado, com um convite aos artistas do humor gráfico de todo o mundo.

A partir de 2020, o PortoCartoon vai sintoniar o seu tema principal com as grandes preocupações da ONU para a próxima década. Os temas estruturantes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) permitirão novas abordagens humorísticas.

Para 2020 foram escolhidos os ODS 1, 2 e 10, pela sua articulação temática: Erradicar a Fome e a Pobreza, Reduzir as Desigualdades.

Seguindo a linha iniciada em 2013, com a introdução do campo da Caricatura no PortoCartoon, foram escolhidas duas grandes personalidades para homenagear em 2020: o cantor e escritor Chico Buarque (Prémio Camões 2019); e o Nobel da Física Albert Einstein. Esta escolha é justificada pelo museu com a nota de que, em 1920, começou, na imprensa mundial, uma grande divulgação da sua famosa Teoria da Relatividade.

Nos prémios de caricatura anteriores, foram homenageadas figuras de várias áreas e países como Chaplin, Picasso, Manoel de Oliveira, Saramago, Hemingway, Mandela, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Guterres, Bob Dylan e Woody Allen, entre outras individualidades.

Este será o 22º PortoCartoon-World Festival, iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa desde 1998. O primeiro concurso elegeu os “Descobrimentos e Oceanos” como tema e foi inaugurado pelo Presidente Jorge Sampaio e nos últimos anos tem colocado Portugal no pódio do cartoon mundial. No conjunto das vinte e uma edições anteriores participaram mais de 7000 cartunistas, dos cinco continentes.

Os artistas podem submeter os seus trabalhos até ao dia 31 de janeiro de 2020.