Concurso M.A.Pina
tem doze finalistas
ConcursoDeTextosDeAmor_MAPina_MNI2019_CartazA3_SData

São de vários pontos do país os doze finalistas do 19º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa (MNI) lançada em 2001.

Participaram centenas de autores e os melhores textos selecionados pelo Júri são (por ordem alfabética) de: Ana Cláudia Ramalho dos Santos, Ana Conceição Bernardo; Ana Filipa Ferreira de Pinho, Ana Rita Rocha; António Gonçalves, Filipe Volta Milheiro Lima, Maria Dolores Garrido, Maria Eduarda Mota de Campos, Nelson Ferraz, Rita Tavares, Rui Alberto Cruz de Sousa e Tânia Sardinha Vieira.

O concurso decorreu em fevereiro deste ano e recebeu cerca de 400 textos.

O Júri, composto por Luísa Paolinelli (Univ. da Madeira), Pires Laranjeira (Univ. de Coimbra),  e Luiz Humberto Marcos (prof. no ISMAI e Diretor do Museu) fez a seleção, avaliou os melhores trabalhos, em prosa e poesia, e chegou aos resultados que serão anunciados no dia 14 de dezembro, no Museu. Durante a sessão, marcada para as 15.30h, será feita a entrega dos prémios, a par da leitura de poemas de Manuel António Pina (1943-2012).

Escritor, vencedor do Prémio Camões em 2011, e jornalista, M. A. Pina integrou o Júri das nove primeiras edições do Concurso de Textos de Amor e, apenas depois da sua morte, a Direção do Museu decidiu torná-lo patrono da iniciativa.

Com este concurso literário, o MNI pretende estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.

Centenas de participantes de diferentes pontos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, aderiram ao concurso e o resultado foi editado em dois livros.

A 20º edição decorrerá em fevereiro de 2020.