São de vários pontos do país os doze finalistas do 19º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa (MNI) lançada em 2001. |
Participaram centenas de autores e os melhores textos selecionados pelo Júri são (por ordem alfabética) de: Ana Cláudia Ramalho dos Santos, Ana Conceição Bernardo; Ana Filipa Ferreira de Pinho, Ana Rita Rocha; António Gonçalves, Filipe Volta Milheiro Lima, Maria Dolores Garrido, Maria Eduarda Mota de Campos, Nelson Ferraz, Rita Tavares, Rui Alberto Cruz de Sousa e Tânia Sardinha Vieira.
O concurso decorreu em fevereiro deste ano e recebeu cerca de 400 textos.
O Júri, composto por Luísa Paolinelli (Univ. da Madeira), Pires Laranjeira (Univ. de Coimbra), e Luiz Humberto Marcos (prof. no ISMAI e Diretor do Museu) fez a seleção, avaliou os melhores trabalhos, em prosa e poesia, e chegou aos resultados que serão anunciados no dia 14 de dezembro, no Museu. Durante a sessão, marcada para as 15.30h, será feita a entrega dos prémios, a par da leitura de poemas de Manuel António Pina (1943-2012).
Escritor, vencedor do Prémio Camões em 2011, e jornalista, M. A. Pina integrou o Júri das nove primeiras edições do Concurso de Textos de Amor e, apenas depois da sua morte, a Direção do Museu decidiu torná-lo patrono da iniciativa.
Com este concurso literário, o MNI pretende estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.
Centenas de participantes de diferentes pontos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, aderiram ao concurso e o resultado foi editado em dois livros.
A 20º edição decorrerá em fevereiro de 2020. |