MUSEU DA IMPRENSA
REABRE COM INOVAÇÃO
LaborEMetodo_ExpoVirtual_CartazEntrada

O Museu Nacional da Imprensa (MNI)  vai reabrir as suas portas, no dia 18 de maio, com uma novidade: lançamento da exposição 88 Cartazes no ciberespaço.

Assim, a mesma exposição, do artista Jorge dos Reis, vai estar patente, fisicamente, no Museu, e virtualmente aberta a qualquer cibernauta, de forma interativa.

Esta é a primeira vez que o Museu promove uma ação com esta dupla natureza.

A exposição, que tinha sido inaugurada poucos dias antes da imposição do confinamento, é composta por, Oitenta e Oito Cartazes (1996-2020) é uma exposição e uma publicação, ambas divididas em onze núcleos, contendo um conjunto de cartazes, acompanhados por centenas de desenhos de processo, esquissos de descoberta projectual, tipos de letra, alfabetos tipográficos, desenvolvidos e aplicados nas oitenta e oito peças de design gráfico apresentadas.

Enquanto na Internet, os cibernautas poderão interagir com as diferentes peças, apenas no Museu terão hipótese de imprimir manualmente uma gravura alusiva à exposição. Em exposição está também o catálogo editado pela Caleidoscópio, com textos do curador da mostra, Adriano Rangel, do artista e do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos.

A relação do Museu com o espaço virtual começou no próprio dia da sua inauguração, em 1997. Na altura, o Presidente de República Jorge Sampaio lançou na internet o Museu Virtual da Imprensa, entidade autónoma, pioneira do setor à escala mundial. Desde então várias iniciativas virtuais têm sido criadas, designadamente no campo do humor com o Museu Virtual do Cartoon, lançado em 2004 na Internet, com a presença da Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima e de Georges Wolinski.

Exposição _88 Cartazes

Refira-se que este tempo de confinamento marca a primeira vez em que o Museu Nacional da Imprensa teve de fechar as suas portas, deixando de poder cumprir aquilo que ficara definido na sua inauguração: ficar aberto 365 dias/ano. Esta singularidade, associada ao seu lema – o Prazer da Cultura – vai continuar a partir de 18 de maio. De resto, estarão patentes outras exposições permanentes do museu.

MAIS TRÊS EXPOSIÇÔES VIRTUAIS

Neste momento, o MNI tem em funcionamento mais três exposições virtuais: uma de humor sobre a COVID-19, no Museu Virtual do Cartoon – www.cartoonvirtualmuseum.org; outra no sítio do Museu – www.museudaimprensa.pt – na Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros e na Associação 25 de Abril, sobre a Censura ; e a terceira no Art Shop do centro comercial Alameda.