Exposição virtual
24/25 Abril nos Cortes
2425deabrilnoscortes

Vai ser inaugurada  no  dia 24 de abril a exposição virtual 24/25 ABRIL NOS CORTES, da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa (MNI), com o apoio da Associação 25 de Abril e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

A mostra evoca a “revolução dos cravos” de 1974 pelo lado dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos (desde 1926) e que foram liquidados pelo Movimento das Forças Armadas.

São apresentadas cerca de quarenta exemplos de como o lápis azul foi transversal à rádio e televisão, aos livros, ao associativismo, ao cinema e teatro e à própria imprensa escrita.

A Censura estendeu-se até ao último dia da Ditadura de Salazar e Marcelo Caetano e as notícias sobre a própria revolta do 25 de Abril de 1974 foram alvo de cortes.

A mostra apresenta também alguns dos cartazes icónicos surgidos logo após a queda do Estado Novo, bem como textos alusivos à libertação e à esperança trazidas pelos “capitães de abril”.

A fechar a exposição, que tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, são apresentadas fotografias da presença dos ‘Capitães de Abril” Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Pezarat Correia, figuras emblemáticas da revolução, em momentos evocativos do “25 de Abril”. no MNI.

A exposição poderá ser visitada em www.museudaimprensa.pt.  Ficará patente até 30 de setembro.