PortoCartoon na Anadia
Saúde e Picasso
são temas de humor mundial
XXIIIPC_GrandePrem_Brasil_CauGomez_APeste2021_TP

XIXPC_Picasso_MencaoHonrosa_Santiagu_Portugal

Abrem no dia 15 de janeiro, às 16.30h, no Museu do Vinho da Bairrada, duas exposições do PortoCartoon-World Festival sobre Saúde e o pintor Picasso.

São, no seu conjunto, cerca de duzentas obras que ficarão expostas em duas salas distintas daquele museu da Anadia.

O tema da Saúde integra-se no 23º PortoCartoon que contemplou o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Para a organização liderada por António Guterres, a saúde é hoje um dos pilares fundamentais de defesa da humanidade.

A oportunidade do tema está bem patente na mostra, com dezenas de desenhos de artistas de vários cantos do mundo, muitos deles sobre a pandemia.

Os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional podem ser apreciados, designadamente o Grande Prémio conquistado pelo artista brasileiro Cau Gomez, com obra intitulada “A Peste”. Trata-se de uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente e os cordelinhos do fenómeno.

XIXPC_Picasso_1Premio_DálcioMachado_Brasil

Picasso na Caricatura Internacional

Integrada numa nova faceta do PortoCartoon, de homenagem a grandes personalidades internacionais, a exposição “Picasso na caricatura internacional” mostra como dezenas de artistas interpretam o grande pintor cubista.

Estão patentes mais de setenta trabalhos de artistas de trinta países, entre os quais a Bulgária, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Escócia, Egipto, Índia, Montenegro, Polónia, Roménia, Sérvia, Suécia e Ucrânia, além de Portugal. Além do 1º prémio atribuído a Dálcio, do Brasil, podem ser apreciadas as Menções Honrosas atribuídas aos portugueses António Santos/Santiagu e Fernando Saraiva (escultura).

Esta exposição apresenta também um conjunto de livros sobre a vida e obra de Picasso.

Ambas as mostras integram-se numa parceria do Museu Nacional da Imprensa (entidade organizadora do PortoCartoon) com a Câmara da Anadia e ficarão patentes ao público até 30 de abril.