Notícias   |   Links   |   Equipa   |   Localização   |   Contactos   |   Saudação do Director   |   Facebook   |   Instagram   |

SERVIÇO EDUCATIVO
_______________________________________________________________________________



 
 
  SOBRE O SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo (SE) do Museu Nacional da Imprensa (MNI) tem como missão accionar práticas de mediação com os públicos do Museu [+]

 
 
  PLANEAMENTO DA VISITA
  • Cada visita deve ser encarada como um momento único, sendo que o seu sucesso pedagógico depende da preparação prévia e do trabalho posterior desenvolvido na Escola. O Serviço Educativo aconselha o professor a:

    - Definir, previamente e com clareza, os objectivos a atingir, não sendo demasiado ambicioso no que diz respeito aos conteúdos programáticos que pretende que os alunos adquiram;
    - Visitar previamente o Museu;
    - Envolver os alunos na preparação da visita, pedindo-lhes para pesquisar informação, conceber material de apoio e formular hipóteses, cuja verificação será feita no Museu;
    - Debater a visita com os alunos, após o seu término, com vista à sua consolidação.


  • MARCAÇÃO DA VISITA

    Todas as visitas têm de ser marcadas junto do Serviço Educativo pelo professor responsável pela visita de estudo ou por um membro do órgão de direcção do estabelecimento de ensino/formação.

    As marcações devem ser feitas até 15 dias antes da data pretendida, telefonicamente ou via e-mail. Aquando da marcação devem ser fornecidos os seguintes elementos: data e hora prevista, sendo que é conveniente a apresentação de mais do que uma possibilidade; nome da Instituição/Escola; nome do responsável pela visita; número de pessoas; grupo etário; âmbito disciplinar e contactos.

    As visitas guiadas à exposição permanente "Memórias Vivas da Imprensa" realizam-se a um número máximo de 30 alunos. Caso o número de alunos seja superior, o grupo é dividido em subgrupos, sendo que enquanto um grupo realiza a referida visita guiada, o(s) outro(s) visita, livremente, as restantes exposições patentes; e vice-versa.


  • CANCELAMENTO DA VISITA

    O cancelamento da visita deverá ser comunicado por escrito ao Museu Nacional da Imprensa até 5 dias úteis antes da data da mesma, caso contrário serão cobrados os respectivos custos de não cancelamento atempado (50% do valor total da visita, considerado pelo número de participantes indicado aquando da sua marcação).


  • SEGURANÇA NO MUSEU

    Antes da visita, os alunos devem ser sensibilizados para os comportamentos a observar e seguir – alunos próximos do seu professor/acompanhante adulto, circulando ordeiramente e sem fazer barulho, de modo a não incomodar os restantes visitantes na fruição da visita ao Museu.

    Ao chegar ao Museu, o(s) grupo(s) devem esperar na entrada do mesmo e o professor responsável pela visita deverá deslocar-se à Recepção e seguir as indicações que forem dadas pelo recepcionista ou funcionário que o acolher.

    As indicações dadas pelos funcionários do Museu devem ser sempre respeitadas e acatadas por todos.

    O Serviço Educativo do Museu Nacional da Imprensa realiza visitas guiadas a grupos escolares de todos os graus de ensino, mediante marcação prévia, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

    Para marcações de visitas, actividades ou mais informações, por favor contacte o nosso Serviço Educativo, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30. T. (+351) 225 304 966 servicoeducativo@museudaimprensa.pt

 
 
  ACTIVIDADES
Visita aos 4 principais sectores da tipografia
Visita com Composição Manual personalizada
Visita a Oficina de Encadernação
Visita a Oficina de Encadernação e Composição Manual
Caricaturando
O PortoCartoon trocado por miúdos
A Gazeta do Museu
À descoberta do PortoCartoon
Oficinas Gutenberg
Animonstros
Impressão com gelatina
Monoimpressão divertida
Oficina de Encadernação Manual
Oficina de serigrafia
Encadernação Japonesa
Produção de carimbos


 
 
  FESTAS DE ANIVERSÁRIO

 

O MEU ANIVERSÁRIO NO MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA

O Museu leva-te a viajar no tempo, a visitar uma sala mágica habitada por gigantes e anões e a pôr mãos à Arte!
[+]