“Homem na Lua” em BD
no Museu da Imprensa
HomemNaLua_OnofreVarela_500w

Inaugura-se no dia 20 de julho, às 18 H, no Museu Nacional da Imprensa, a exposição “Homem na Lua”.

São cerca de 40 pranchas em BD originais do artista Onofre Varela, evocando o 50.º aniversário da conquista espacial. Recorda-se que a alunagem aconteceu precisamente no dia 20 de julho de 1969, acontecimento que espantou todo o mundo que pode acompanhar o processo em direto através da televisão.

No conjunto dos trabalhos que apresenta no MNI, o autor evoca o sonho do Homem voar, desde Bartolomeu de Gusmão, as primeira e segunda guerras mundiais até à competição espacial entre russos e americanos.

Onofre Varela estudou Pintura, seguindo a carreira de criativo gráfico, ilustrador, caricaturista, cartunista e desenhador de BD.

Ilustrou manuais escolares para a Editora Educação Nacional e Porto Editora, foi diretor gráfico da revista Encontro, do suplemento semanal d’O Comércio do Porto e ilustrador principal do JN.

O artista tem colaborado com o Museu, participando em várias edições da Festa da Caricatura do PortoCartoon.

Na ocasião, será feito o lançamento do livro com os desenhos expostos.

A mostra ficará patente até 30 de setembro.