PortoCartoon em Lagos
vista pelo humor internacional

XXIPC_PEC_FernaoDeMagalhaes_Lagos2021
Ver mais

Cerca de uma centena de caricaturas sobre Fernão de Magalhães vai estar em exposição no Centro Cultural de Lagos, a partir de 19 de abril. Trata-se de uma iniciativa do PortoCartoon-World Festival, em conjugação com a Câmara de Lagos.

A figura mundial da história dos Descobrimentos, que há mais de 500 anos iniciou a primeira viagem de circum-navegação, foi homenageada por dezenas de artistas de humor de vários países.

Patentes nesta mostra estão obras de artistas de diversos cantos do mundo, designadamente do Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Egipto, Espanha, Indonésia, Emiratos Árabes Unidos, Irão, Itália, Perú, Polónia, Portugal, Quénia e Rússia.

No âmbito do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, setor criado pelo Museu Nacional da Imprensa em 2013, a figura de Magalhães teve larga repercussão no meio artístico.

Este prémio especial homenageou, nas edições anteriores, figuras como Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen, Mandela, Bob Dylan, Guterres, Saramago, Manoel Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Chico Buarque  e Amália, entre outras.

A exposição começou a sua itinerância em Gaia, onde esteve patente, de junho a setembro 2019, no Espaço Corpus Christi, em articulação com a respetiva Câmara Municipal.

Em 2020, no âmbito das Comemorações dos Descobrimentos, algumas das caricaturas de Fernão de Magalhães acompanharam  a viagem de circum-navegação do Navio-Escola Sagres, até à sua interrupção por causa da covid 19. Posteriormente, parte da mostra foi também apresentada na Presidência do Conselho de Ministros.

A exposição tem a curadoria do Diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e mostra, de forma incisiva e também divertida, o impacto daquela viagem no mundo. A Estrutura da Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação apoia esta mostra que ficará patente até 17 de julho de 2021.

O Museu Nacional da Imprensa, instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto de 2ª a 6ª feira das 14.30h-18.30h.