Monthly Archives: Janeiro 2010

Exposição
“República na Imprensa – do Porto a Lisboa”
O Museu Nacional da Imprensa está a assinalar o centenário da República com uma grande exposição que abriu no dia 30 de Janeiro e se prolonga até o final do ano. Trata-se de uma mostra singular que se inicia com o “31 de Janeiro”, nos jornais da época, e prossegue em Setembro, com um núcleo dedicado inteiramente ao “5 de Outubro”.

“A República na Imprensa: do Porto a Lisboa”, assim se denomina a exposição, está inserida no programa oficial das Comemorações do Centenário da República e integra é uma centena de peças sobre a “Revolta do Porto”.

Pretendendo realçar a importância da imprensa nos diversos movimentos republicanos que levaram à queda da monarquia em 1910, a mostra apresenta distintas publicações como: “A República”, ” O Século”, “Debates”, “Novidades”, “O diário Illustrado” e alguns jornais satíricos, como “O Sorvete”, “António Maria” e “Pontos nos I’s”, com Sanhudo e Bordalo Pinheiro em destaque. Estarão também patentes edições do “Jornal de Noticias”, “O Primeiro de Janeiro” e do “Diário de Notícias”.

Numa das relíquias do Museu estará disponível uma gravura alusiva ao tema, para que os visitantes procedam à impressão manual, levando para casa uma recordação.
 

 

 


 

 

 

 
XII PortoCartoon-World Festival
‘Jantar da crise’ vence
Prémio do Público

 

Zygmunt Zaradkiewicz, cartunista e ilustrador polaco, foi o vencedor do “Prémio do Público” do XI PortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema das “Crises”.

A votação decorreu entre Julho e Dezembro e os milhares de votantes destacaram o humor surrealista de Zaradkiewicz, participante habitual do PortoCartoon, com uma diferença de 30 votos, aproximadamente.

Os visitantes que passaram pelos vários locais da exposição (Museu Nacional da Imprensa, Aeroporto do Porto e sede da CGD) e os cibernautas escolheram o desenho de Zaradkiewicz que obtivera o 3º lugar na votação do Júri Internacional do certame, seguido dos trabalhos de António Santos “Santiagu” (Portugal) e Mihai Ignat (Roménia), vencedor do Grande Prémio. A participação dos cibernautas foi feita através da “montra” existente no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) .

O cartoon de Zaradkiewicz, uma pintura em pastel e lápis, tem um título muito simples: “Jantar da crise”.

Esta foi a quarta edição do “prémio do público” lançado em 2006 e, tal como as anteriores, implica que o vencedor seja convidado a fazer uma “exposição antológica” sobre a sua obra, no próximo PortoCartoon. Nas edições anteriores ganharam Guo Zhong, da China, Ludo Goderis, da Bélgica, e Ronaldo, do Brasil.

A exposição antológica do artista polaco será aberta no final de Junho, durante o XII PortoCartoon, edição que tem como tema “Aviões e Máquinas Voadoras”, em homenagem ao pioneirismo de Bartholomeu de Gusmão. Na mesma altura, durante as festas sanjoaninas, será colocada uma nova escultura humorística na “baixa” do Porto, em reforço da proclamação, feita em 2008, do Porto como “Capital do Cartoon”.

Recorda-se que a escultura colocada em 2009 no Castelo do Queijo é precisamente alusiva ao Grande Prémio de Ignat.


Prémio do Público – Zygmunt Zaradkiewicz
“Jantar da Crise”

António Santos (“Santiagu”)
Papa Bento XVI

Mihai Ignat
sem título
“Obama Nobel”
tem sala virtual
O museu Nacional da Imprensa acaba de lançar uma nova sala – Nobel – na Galeria Virtual “OBAMA com Humor”, criada em Janeiro, no âmbito do Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org), uma instituição do Museu Nacional da Imprensa.
  
Esta nova sala reúne dezenas de cartoons de cartunistas, convidados expressamente para figurarem neste novo espaço virtual.
  
A Sala Nobel resulta do contributo de artistas que habitualmente participam no PortoCartoon e noutras iniciativas do MNI ligadas ao humor gráfico e constitui um reforço da dimensão do “Porto, Capital do Cartoon” proclamada em 2008.
  
Muitas dos trabalhos patentes em “Obama com Humor” são de autores consagrados de vários países como o Brasil, Chile, Cuba, Argentina, México, Espanha, Finlândia, Israel, Turquia, Polónia, Roménia, Rússia e China.
   
No seu conjunto, a Galeria “Obama com Humor” reúne cerca de 250 desenhos originalmente enviados para o Museu Virtual do Cartoon, no âmbito da iniciativo do museu do Porto.