Monthly Archives: Novembro 2019

Caricaturas de Siza Vieira
no Alameda Shop & Spot
SizaVieira_Alameda2019_CartazA4

Trinta caricaturas sobre o arquiteto Siza Vieira vão estar em exposição no Alameda Shop  & Spot, a partir do dia 1 de dezembro.

A mostra permite a descoberta de traços do homenageado, a partir da criatividade dos humoristas, provenientes de diferentes culturas geográficas e artísticas.
 

A exposição “Siza Vieira na Caricatura Internacional” está integrada no PortoCartoon World Festival e reúne trabalhos de caricaturistas de vários países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Irão, Portugal, Roménia, Sérvia, Turquia e Tunísia, entre outros, e resultou da seleção de um júri internacional a partir de centenas de trabalhos a concurso.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa, promovida pelo referido Centro Comercial, surge no âmbito do protocolo celebrado entre as duas instituições para a criação da galeria “Art Spot”, que durante um ano fica associada ao PortoCartoon.

Esta é já a sexta exposição PortoCartoon que o Alameda acolhe, no âmbito deste processo. Em junho, o Alameda recebeu a mostra “De Itália com Humor”, de Agim Sulaj (Prémio do Público PortoCartoon 2018).

Em agosto, apresentou a exposição “Cristiano Ronaldo na Caricatura Internacional”, em setembro e em outubro, estiveram patentes, respetivamente, as mostras de caricatura sobre Sara Sampaio e Amália Rodrigues e até 30 de novembro, “Woody Allen”.

Siza Vieira, distinguido mundialmente com vários prémios como o Pritzker, Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza e mais recentemente, o Prémio Nacional de Arquitetura 2019 (Espanha), entre muitos outros, é o autor do troféu do PortoCartoon e da primeira peça escultórica implantada na cidade, no âmbito da proclamação do “Porto-Capital do Cartoon” (2008), do qual é também cidadão honorário.

A exposição comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, estará aberta ao público até 31 dezembro.

PortoCartoon2020 lança
temas fortes da ONU
XXIIPortoCartoon_Banner_Temas_2020

Chico Buarque e Einstein são  prémios especiais de Caricatura

Fome, Pobreza, Desigualdades” é o mote para o PortoCartoon 2020, que acaba de ser lançado, com um convite aos artistas do humor gráfico de todo o mundo.

A partir de 2020, o PortoCartoon vai sintoniar o seu tema principal com as grandes preocupações da ONU para a próxima década. Os temas estruturantes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) permitirão novas abordagens humorísticas.

Para 2020 foram escolhidos os ODS 1, 2 e 10, pela sua articulação temática: Erradicar a Fome e a Pobreza, Reduzir as Desigualdades.
 

Seguindo a linha iniciada em 2013, com a introdução do campo da Caricatura no PortoCartoon, foram escolhidas duas grandes personalidades para homenagear em 2020: o cantor e escritor Chico Buarque (Prémio Camões 2019); e o Nobel da Física Albert Einstein. Esta escolha é justificada pelo museu com a nota de que, em 1920, começou, na imprensa mundial, uma grande divulgação da sua famosa Teoria da Relatividade.

Nos prémios de caricatura anteriores, foram homenageadas figuras de várias áreas e países como Chaplin, Picasso, Manoel de Oliveira, Saramago, Hemingway, Mandela, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Guterres, Bob Dylan e Woody Allen, entre outras individualidades.

Este será o 22º PortoCartoon-World Festival, iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa desde 1998. O primeiro concurso elegeu os “Descobrimentos e Oceanos” como tema e foi inaugurado pelo Presidente Jorge Sampaio e nos últimos anos tem colocado Portugal no pódio do cartoon mundial. No conjunto das vinte e uma edições anteriores participaram mais de 7000 cartunistas, dos cinco continentes.

Os artistas podem submeter os seus trabalhos até ao dia 31 de janeiro de 2020.

Concurso M.A.Pina
tem doze finalistas
ConcursoDeTextosDeAmor_MAPina_MNI2019_CartazA3_SData

São de vários pontos do país os doze finalistas do 19º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa (MNI) lançada em 2001.

Participaram centenas de autores e os melhores textos selecionados pelo Júri são (por ordem alfabética) de: Ana Cláudia Ramalho dos Santos, Ana Conceição Bernardo; Ana Filipa Ferreira de Pinho, Ana Rita Rocha; António Gonçalves, Filipe Volta Milheiro Lima, Maria Dolores Garrido, Maria Eduarda Mota de Campos, Nelson Ferraz, Rita Tavares, Rui Alberto Cruz de Sousa e Tânia Sardinha Vieira.

O concurso decorreu em fevereiro deste ano e recebeu cerca de 400 textos.

O Júri, composto por Luísa Paolinelli (Univ. da Madeira), Pires Laranjeira (Univ. de Coimbra),  e Luiz Humberto Marcos (prof. no ISMAI e Diretor do Museu) fez a seleção, avaliou os melhores trabalhos, em prosa e poesia, e chegou aos resultados que serão anunciados no dia 14 de dezembro, no Museu. Durante a sessão, marcada para as 15.30h, será feita a entrega dos prémios, a par da leitura de poemas de Manuel António Pina (1943-2012).

Escritor, vencedor do Prémio Camões em 2011, e jornalista, M. A. Pina integrou o Júri das nove primeiras edições do Concurso de Textos de Amor e, apenas depois da sua morte, a Direção do Museu decidiu torná-lo patrono da iniciativa.

Com este concurso literário, o MNI pretende estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.

Centenas de participantes de diferentes pontos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, aderiram ao concurso e o resultado foi editado em dois livros.

A 20º edição decorrerá em fevereiro de 2020.

Caricaturas de Amália
no Shopping La Vie Porto Baixa
CARTAZ_AMALIA_LVPB_A4_F_p

Trinta caricaturas sobre Amália Rodrigues vão estar patentes Shopping La Vie Porto Baixa a partir de hoje, dia 12 de novembro.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo MNI, e que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo, entre outras.

O primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países. Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia, e Turquia são os países representados na mostra.

Uma boa parte dos desenhos relevam o aparelho vocal da diva do fado e expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento se celebra em 2020.

Esta é já a oitava exposição do PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito da parceria estabelecida com o MNI.

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e ficará patente no Shopping La Vie Porto Baixa, até 8 de dezembro.

350 anos das cartas de Mariana
Museu da Imprensa leva “iconografia do amor” a BEJA
IconografiaDoAmor_CartazA4_p

Abre no dia 7 de novembro, no Museu Regional de Beja, a exposição “Iconografia do Amor”, numa iniciativa conjunta do município alentejano e do Museu Nacional da Imprensa (MNI).

Mariana_Matisse_131dpi

 

A mostra documental é constituída por trinta imagens evocativas dos 350 anos das “Cartas de Amor” de Mariana Alcoforado, editadas em Paris em 1669. As reproduções iconográficas alusivas à freira de Beja mostram trabalhos de vários artistas estrangeiros como Matisse, Max Ernst e Modigliani, e dos portugueses António Pimentel, José Rodrigues, Lima de Freitas, Mário Botas e Pomar, já falecidos, além de João Abel Manta e Cruzeiro Seixas.

Mariana_CruzeiroSeixas_131dpi

Alguns destes trabalhos plásticos integraram a exposição “Amor Impresso” que o MNI teve patente, de fevereiro a maio, para assinalar o aniversário das cartas de Alcoforado.

A mostra de Beja está associada ao Congresso Internacional ”350 Mariana”, marcado para os dias 15-17 de novembro e tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos. Poderá ser visitada na Galeria dos Infantes do Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, até 30 de novembro.

Mariana_JoseRodrigues_131dpi