Monthly Archives: Fevereiro 2022

22.º Concurso Nacional
Textos de Amor
Manuel António Pina
ConcursoDeTextosDeAmor_MAPina_MNI2022_DesdReg_A3_Page_1

O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 13 de fevereiro, a 22ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina, um certame de caráter anual e único em Portugal.

Organizado desde 2001, o concurso ganhou maior importância partir de 2013, com a inscrição de Manuel António Pina  (1943-2013) como seu patrono. O  grande poeta e cronista, vencedor do Prémio Camões de 2011, integrar o júri do prémio durante as primeiras nove edições.

A iniciativa, especial para o “Dia dos Namorados”, prolonga-se até 19 de fevereiro (sábado), em busca de textos de amor originais.

Durante a “semana dos namorados”, o Museu estará aberto à receção de textos especiais alusivos ao amor. E, nos prelos-relíquia do Museu, há vários poemas de diversos autores prontos para impressões manuais.

Milhares de participantes aderiram já às edições anteriores, de diversos pontos do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Neste contexto, o concurso tem estimulado a emergência de novos valores literários.

Os prémios desta 22ª edição incluem viagens, estadias em hotéis, livros, vinho do Porto e 500€ para o vencedor.

O concurso é apoiado pelas seguintes entidades: Junta de Freguesia de Campanhã, PortoBay Hotels & Resorts, Tomaz do Douro,  Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Sandeman, PortoEditora, Jornal de Notícias e Metro do Porto.

As inscrições decorreram de 13 a 19 de fevereiro, em www.museudaimprensa.pt, local do regulamento e da ficha de inscrição.

Time Out – Letras e poetas

Time Out
            Letras e poetas

PortoCartoon apresenta
Luther King em Gondomar
XXIIIPC_MLK_1oPrem_India_ShankarPamarthy

Mais de uma de centena de caricaturas sobre o Nobel da Paz Martin Luther King estará em exposição na Biblioteca Municipal de Gondomar, a partir desta 6ª feira, 4 de fevereiro, às 16,30H.

Trata-se do Prémio Especial de Caricatura do 23º PortoCartoon World Festival, que também contemplou a pianista Maria João Pires.

Organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, a mostra reúne trabalhos de caricaturistas de trinta e três países, entre os quais a Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Estónia, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Iraque, Líbano, Nova Zelândia e Portugal.

Mártir pelos direitos humanos, Luther King foi uma das primeiras figuras políticas dos EUA a expressar-se, de forma frontal, contra a discriminação racial. Inspirado em Mahatma Gandhi, defendia a luta pacífica, sem armas. Em 1964, recebeu o prémio Nobel da Paz, tornando-se, na altura, o mais jovem vencedor de tal galardão.

XXIIIPC_MLK_MH_Portugal_JoaoPedroMLima

 

A situação atual do mundo, a frequente violação dos Direitos Humanos e a necessidade de transformação social para um mundo melhor e livre, para todas as raças – sobretudo as mais segregadas – dão pertinência a esta mostra do PortoCartoon.

XXIIIPC_MLK_3oPrem_Belgica_LudoGoderis

Destaque especial é dado aos desenhos premiados e às menções honrosas. O vencedor do 1º prémio foi Shankar Parmathy, da Índia.  O  2º Prémio  saiu do lápis de Pedro Silva  e, entre as Menções Honrosas, há também uma do artista português, João Pedro Lima.

XXIIIPC_MLK_2oPrem_Portugal_PedroSilva

A exposição, comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, integra-se numa parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Gondomar, e ficará patente até 18 de abril.