Monthly Archives: Abril 2020

Exposição virtual
24/25 Abril nos Cortes
2425deabrilnoscortes

Vai ser inaugurada  no  dia 24 de abril a exposição virtual 24/25 ABRIL NOS CORTES, da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa (MNI), com o apoio da Associação 25 de Abril e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

A mostra evoca a “revolução dos cravos” de 1974 pelo lado dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos (desde 1926) e que foram liquidados pelo Movimento das Forças Armadas.

São apresentadas cerca de quarenta exemplos de como o lápis azul foi transversal à rádio e televisão, aos livros, ao associativismo, ao cinema e teatro e à própria imprensa escrita.

A Censura estendeu-se até ao último dia da Ditadura de Salazar e Marcelo Caetano e as notícias sobre a própria revolta do 25 de Abril de 1974 foram alvo de cortes.

A mostra apresenta também alguns dos cartazes icónicos surgidos logo após a queda do Estado Novo, bem como textos alusivos à libertação e à esperança trazidas pelos “capitães de abril”.

A fechar a exposição, que tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, são apresentadas fotografias da presença dos ‘Capitães de Abril” Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Pezarat Correia, figuras emblemáticas da revolução, em momentos evocativos do “25 de Abril”. no MNI.

A exposição poderá ser visitada em www.museudaimprensa.pt.  Ficará patente até 30 de setembro.

Humor mundial Anti-Covid-19
Galeria_ANTI_COVID19_Entrada

O Museu Nacional da Imprensa lançou, no ciberespaço, uma galeria do PortoCartoon com mais de 500 desenhos sobre a pandemia do COVID-19.

Trata-se de um projeto iniciado há menos de duas semanas, com um convite dirigido aos cartunistas de todo o mundo.
Em pouco tempo, mais de 100 artistas enviaram 523 desenhos (até sábado).
São trabalhos recebidos dos quatro cantos do mundo: desde a China, India e Indonésia, à Colômbia, EUA e México, passando pela Rússia, Irão, Croácia, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, entre outros países. Até ontem, domingo, os artistas participantes superavam as trinta nacionalidades.
Esta nova galeria pode ser visitada no Museu Virtal do Cartoon www.cartoonvirtualmuseum.org,  entidade lançada na internet em 2004, na presença de George Wolinski, grande figura do humor gráfico mundial, assassinado  em 2015, no atentado contra o Chalie Hebdo, em Paris, e que durante vários anos foi presidente do Júri do PortoCartoon-World Festival.